segunda-feira, 7 de abril de 2008

VINTE CANÇÕES DE AMOR e UM POEMA DESESPERADO




São Luiz Teatro Municipal
por
Maria João, 13 e 14 de Maio
Rui Reininho, 15 e 16 de Maio
Pedro Abrunhosa, 17 e 18 de Maio
Sempre às 21h00


E à medida que os dias passam, e na medida dos dias, eis que surgem os primeiros sinais de quem irá mostrar o seu olhar e a sua alma no palco do São Luiz. Maria João, Rui Reininho e Pedro Abrunhosa revelam um pouco do que será a sua visão sobre o que são Vinte Canções de Amor e um Poema Desesperado – o desafio lançado para a criação de um espectáculo em nome próprio, com duas noites para cada artista libertar a sua arte.


Maria João irá abrir a série de concertos, nos dias 13 e 14 de Maio E para ela, a palavra –chave é vida: «Dar vida nova às canções que escolhi. Os arranjos é que vão valer, com voz, percussão, guitarra, harpa e bateria. É a pica de mudar». E depois, claro, essa coisa do amor, que tem o tamanho e os muitos rostos da vida, justamente:« Posso falar do amor à terra, do amor entre duas pessoas, do amor que tenho á minha filha, à própria música». Tudo isso traduzido num repertório que a cantora não quer ainda revelar, mas que poderá trazer versões inesperadas dos Beatles, Rolling Stones ou Joni Mitchell – informações estas que são dadas sob reserva, como é óbvio. Seja o que for, vai valer a pena, e quem se quiser encantar sob a luz de Maria João bastará passar pelo S. Luiz dia 13 ou 14 de Maio.


Rui Reininho é um homem feliz. Envolvido em muitos projectos e concertos, antecipa com alguma felicidade ansiosa as noites em que estará no S. Luiz para mostrar as suas Vinte Canções de Amor E Um Poema Desesperado: «Estou muito contente porque vou arriscar outra vez, que é coisa que já não precisava. Além disso o São Luiz é uma das salas que me falta. Já nadei em todos os mares menos no Pacífico; o São Luiz é o meu Pacífico». E então, o que se irá passar em Lisboa? « Irei com uma banda reduzida, cantar originais do meu primeiro disco a solo mas também outras coisas. Estava a pensar numa coisa tipo Diamanda Galás, mas depois ela vem a Portugal…Mas gostava de fazer um numero de prestidigitação no São Luiz, isso fascina-me. Não digo que vá acontecer, mas lá que gostava…O mais importante para mim neste projecto é ter a liberdade imensa de ter um teatro só para mim. E por isso vão ser momentos únicos». Que poderão ser vistos nas noites de 15 e 16 de Maio.


«Infelizmente são só duas noites», lamenta-se Pedro Abrunhosa no seu estúdio no Porto, onde já prepara o novo álbum. «Este tipo de espectáculo, para um músico que já anda há 30 anos na estrada, e com os Bandemónio com concertos de grande dimensão é sempre um desafio. É uma oportunidade de experimentar, de fazer repertório diferente.» Quando perguntado sobre o que pensa levar para o palco do SãoLuiz, Abrunhosa é cauteloso mas não deixa de revelar entusiasmo: «É, de certa forma, a continuação do meu espectáculo Canções, em que estou em palco com mais dois ou três músicos. As canções vão aparecer mais despidas, entre a poesia e a música. E para um conceito destes pode caber tudo, desde madrigais à chanson française… Tenho pena de não ter voz para fazer uma ária de Wagner, senão fazia». E como última pista: «Vai haver total reinvenção. E sobretudo vou explorar o silêncio, a possibilidade de pendurar os músicos na minha voz». É Pedro Abrunhosa que fecha o ciclo, mas noites de 17 e 18 de Maio.


Três artistas, três visões para um dos mais bonitos desafios feitos para um concerto. Vinte Canções de Amor E Um poema Desesperado. O deslumbre está garantido e está quase a chegar.


Os bilhetes já estão à venda na bilheteira do São Luiz, Ticketline (707 234 234), lojas FNAC, WORTEN, Bliss, Bulhosa, Agência Alvalade e www.ticketline.pt


Preço: 1ª Plateia, 1º Balcão, Camarotes 1ª Central: 25,00 * 2ª Plateia e Frisas: 20,00 * 2º Balcão e Camarotes de 1ª Laterais: 15,00 * Camarotes de 2ª: 12,00 *


Desconto de 20% na compra de bilhete para os três espectáculos

Sem comentários: