segunda-feira, 2 de junho de 2008

GRANITOS FOLK




O CONTAGIARTE SAI à RUA!
FESTIVAL GRANITOS FOLK
5ª EdiçãoFestival de Música de Raíz Tradicional
12, 13 e 14 de Junho
No Palácio de Cristal - Concha Acústica
www.myspace.com/festivalgranitosfolk.


12 Junho _ MU Porto 21h30 Amainur Espanha 23h00
13 Junho _ Dazkarieh Lisboa 21h30 Barbarian Pipe Band Itália 23h00
14 Junho _ Zaquelitraques Matosinhos 21h30 Galandum Galundaina Miranda EmBRUN Bélgica 23h00

12 Junho
Noites Folk Dj Osga
13 Junho
Workshop de Mercedes Prieto 17h00-18h30 Danças do Mediterrâneo
Workshop de Helena Madeira 17h00-18h30 A Voz do Corpo
ZIGAIA Lisboa Baile Acústico de Danças Tradicionais Após concertos no Palácio
14 Junho
Workshop de Matias 17h00-18h30 Danças Tradicionais
Mosca Tosca Lisboa Baile Acústico de Danças Tradicionais Após concertos no Palácio

O Granitos Folk, festival de música tradicional, chega todos os anos no Verão, desde Junho de 2004 como uma mostra de músicas, danças, cantares e festas tradicionais. São as tradições e as raízes "moldadas" pelas novas gerações, a alma de um povo, de uma povoação ou região, a ancestralidade "actual" ... é o Granitos.
Durante três dias o festival vai ser apresentado nos Jardins do Palácio de Cristal e no espaço sede da Acaro - Contagiarte. Três bandas nacionais e três bandas estrangeiras farão o cartaz deste ano, além de várias actividades para-festival, como workshops, feira de artesanato e bailes tradicionais. A missão deste festival é dar a conhecer e promover o que se faz na música tradicional portuguesa e europeia e formar públicos nesta área.
As quatro edições passadas, foram realizadas no espaço da associação - Contagiarte (espaço de sensibilização, formação e dinâmica culturais). A crescente procura por parte do público nos últimos dois anos, consequência do trabalho de formação de públicos que temos vindo a desenvolver com o projecto Contagiarte, foi um dos grandes motivos que nos levou a querer redimensionar o festival e a levá-lo para um espaço onde nos seja possível receber muito mais espectadores e sensibilizar outros. Outro grande motivo foi o facto de, após contactos pré-estabelecidos, vimos a possibilidade de torná-lo também num festival internacional e proporcionar a troca de experiências e conhecimentos entre artistas e divulgar novos projectos internacionais da música Folk.
Pela primeira vez vamos conseguir levar o festival à rua, a um dos sítios mais bonitos da cidade e isso deve-se ao facto da nossa perseverança enquanto agente cultural e à generosidade de todos os que nos apoiam e em nós acreditam.

Sem comentários: