quinta-feira, 31 de julho de 2008

EXPOSIÇÃO DE RODRIGO AMADO E CONCERTOS




"Searching for Adam"
A NEW YORK IMAGINARY TALE


"Searching for Adam"
Exposição de Fotografia
Inauguração 13 de Setembro
MÓDULO – Centro Difusor de Arte


Rodrigo Amado - Saxofones
Taylor Ho Bynum - Corneta
John Hebert - Contrabaixo
Gerald Cleaver - Bateria
CASA DA MÚSICA – 18 de Setembro
CULTURGEST – Grande Auditório – 19 de Setembro

"Searching for Adam" é o título do mais recente projecto de Rodrigo Amado, trabalho multidisciplinar sobre a procura, conceito generalista que marca a quase totalidade da criação artística contemporânea. "Searching for Adam" teve a sua origem numa série de imagens, captadas ao longo de quatro anos na cidade de Nova Iorque, um "work in progress" que se tornou uma das experiências mais intensas da sua actividade como fotógrafo. Ao olhar recentemente para essas imagens, para a forma como evoluiram ao longo desse período, tornou-se claro que este projecto significava para si a busca de uma linguagem própria, na música e na fotografia.

O projecto, a apresentar em Setembro deste ano, integra uma exposição de fotografia na galeria Módulo – Centro Difusor de Arte, em Lisboa, e dois concertos, na Culturgest, em Lisboa, e na Casa da Música, no Porto. Para estes concertos, Amado convidou um outro fotógrafo, Guillaume Pazat (Kameraphoto) para projectar e sequenciar em tempo real uma escolha alargada do conjunto de imagens que compõem "Searching for Adam".

"Searching for Adam" dá continuidade à colaboração, iniciada em 2006, com o fotógrafo António Júlio Duarte, reforçando a partilha de ideias e conceitos que deu origem a "Close, Closer", exposição do ano passado na Galeria K da Kameraphoto. Quando em "Close, Closer" eram apresentadas imagens de um círculo íntimo de amigos e família, em "Searching for Adam" essa intimidade desaparece e surge uma fotografia de rua, um olhar intenso sobre os mistérios de uma das cidades mais fotografadas do mundo.

Rodrigo Amado, um dos músicos portugueses de jazz com maior projecção internacional, tem vindo a desenvolver um percurso notável. Os seus últimos dois registos, "Teatro" e "Surface", obtiveram o aplauso unânime da crítica internacional consagrando-o como um dos mais destacados improvisadores europeus. Colaborou com Dennis Gonzalez, Ken Filiano, Bobby Bradford, Steve Swell, Mark Whitecage, Steve Adams, Adam Lane, Joe Giardullo, Paul Dunmall e Lisle Ellis, entre outros. Previstas para os próximos meses estão as edições do novo registo dos Lisbon Improvisation Players, formação que lidera e que conta com a participação de Dennis Gonzalez, Zé Eduardo e Bruno Pedroso, e o novo disco do trio que mantém com Kent Kessler e Paal Nilssen-Love.

Sem comentários: