sábado, 12 de julho de 2008

Moospell - "Night Eternal" (Universal Music)




Para início de conversa convém frisar que os Moonspell não sabem fazer maus discos. Por favor, não entendam esta minha primeira frase como uma capa para poder a seguir escrever menos bem deste registo. Uma coisa é certa, nem sempre a banda cria discos a que se dê a pontuação máxima. Contudo, que fique registado, que eles nunca criaram obras a merecer menos de quatro estrelinhas.
"Night Eternal" tem um grande trunfo a seu favor. Por aqui encontramos um dos melhores temas de sempre da banda. "Scorpion Flower" é uma canção em toadas negras, com visíveis pinceladas de um gótico contagiante.
No restante do disco encontramos uns Moonspell iguais a eles próprios não se desviando um milímetro dos seus princípios criadores. Dito assim dá para perceber que de facto este é um excelente disco.
O único problemazito, acaba também por ser esse mesmo. Passo a explicar: ao não se afastarem da formula criadora que os catapultou para a fama, a banda oferece a todos um disco, com que nós todos já contávamos. Mesmo antes do escutar já era previsível "Night Eternal" soar assim. Se por minutos a banda se desviasse um pouco para o lado, não fazia mal nenhum. Não será multada por isso, e até ganha um caminho novo para avançar.
Mas como disse, sendo assim como é, trazendo uns Moonspell em grande, "Night Eternal" é um disco pleno, ao qual só falta mesmo uma pequena surpresa, para nos encher por completo as medidas.
Os Monnspell são uma banda de topo, com músicos de top e músicas de um extremo bom gosto e competência. Depois do fado, são os nossos embaixadores alem portas. E só isso é tudo. Mostra que Portugal tem muito mais para dar. E mostra que os Moonspell descobriram, com muito trabalho e talento a formula certa para triunfar.
Por isso continuem a calcorrear este mundo, mostrando a todos o vosso metal sombrio, com salpicos de gótico. Mas nesta viagem mantenham sempre a vossa simplicidade e humildade. Só assim consegiram vencer esta batalha.


Nuno Ávila

Sem comentários: