segunda-feira, 20 de outubro de 2008

BOR LAND APRESENTA




MOST PEOPLE HAVE BEEN TRAINED TO BE BORED
A PERFECT OBSERVER IN RANDOM WOUNDS
7'' / BOR LAND + SOOPA 2008


http://myspace.com/mostpeoplehavebeentrainedtobebored
http://bor-land.com


CONCERTOS
31 Outubro, Portugal, Porto, Casa da Música - Damo Suzuki's Network
20 Novembro, Portugal, Porto, Casa da Música - Concertos Optimus


Que se desfaça desde já a tentação de ouvir este disco como um encontro com (apenas) uma das encarnações do Gustavo Costa, como se a Most People estivesse reservado um papel definido e limitado e fosse fácil descobrir a gaveta certa. Pode-se digerir o bizarro como curiosidade e até com a afronta sónica o resultado pode ser tão infeliz como o de uma vacina deficiente, fazendo gorda a hipótese da mediania se reforçar e encontrar conforto na ausência de diferença.
"A Perfect Observer in Random Wounds" é um acto de sublevação, provocador e a exigir reflexão, de uma novidade que não é necessariamente estranha mas que se faz afirmação radical. Aqui a facilidade não fez estragos. A maturidade de exigir sentido a cada momento produziu a contenção e o equilíbrio com que os temas se mostram. Mas será talvez menos importante perceber o que há de específico no processo de criação desta música pois, se alguém tem a coragem de pensar a composição partindo de decisões e escolhas sobre todos os sons, o enorme desafio é chegar a uma correcta representação das questões postas a jogo. E é essa afirmação individual que surge aqui tão clara, como resultado do trabalho feito em muitos caminhos e como conjunto de traços comuns a muitas caras. E o mais surpreendente é que este novo esforço da Guerra de Gustavo Costa é espantosamente belo, é acção política concreta. (Jorge Coelho)

GUSTAVO COSTA
Nasceu no Porto em 1976 e estudou percussão com Miguel Bernat, Produção e Tecnologias da Música na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto e Sonologia com Paul Berg, Konrad Boehmer e Clarence Barlow no Instituto de Sonologia em Haia, Holanda. Desde 1989 que participa e colabora com diversas formações e músicos ligados ao rock underground e à música experimental como Genocide, Stealing Orchestra, Três Tristes Tigres, Drumming, Gregg Moore, Ethos Trio, Damo Suzuki ou John Zorn.

Sem comentários: