sexta-feira, 10 de outubro de 2008

NOVO SINGLE DE PROJECTO FUGA





MARACATURAMA


Esta canção começou com um esboço sem qualquer tipo de suporte rítmico a não ser um loop de percussão com origens do norte de África.

Milton Batera, o baterista do Projecto Fuga, criou as duas baterias que se podem escutar no tema sugerindo uma nova rota para esta canção. Conduziu-nos para um Maracatu, ritmo oriundo do Nordeste brasileiro. José Galissá na voz introduz-nos a viagem e lá mais para o meio mostra-nos os seus dotes virtuosos na kora mergulhando-nos na cultura mandinga.

O Brasil já estava na mira para vozes que poderiam vir a fazer parte do colectivo e visto que Pedro Marques Pereira já era um fã incondicional dos Pato Fu, uma das bandas brasileiras mais importante dos ultimos 15 anos, já com 9 discos editados, decidiu correr o risco de convidar a vocalista Fernanda Takai. A cantora ouviu vários temas instrumentais e escolheu este. Foram facultados alguns poemas da autoria de Maria Pedro, escritos muito antes de ter conhecido o mentor do Projecto Fuga e habilmente John Ulhoa (Pato Fu) criou a melodia vocal com o poema "A tristeza é agua" resultando neste "Maracaturama". O convite presencial foi feito aquando da mini-digressão da banda brasileira no nosso país em 2006 onde trocaram algumas impressões relativamente a como esta canção poderia ganhar com a introdução da voz.
No dia do concerto na Aula Magna, o Projecto Fuga fez uma sessão de fotografias no Castelo de São Jorge com o baixista dos Pato Fu, Ricardo Koctus. De volta ao Brasil a Fernanda Takai grava o tema no seu estúdio caseiro e envia os ficheiros via internet onde confortavelmente no Estúdio Fuga, num monte alentejano é misturada a voz com o instrumental já gravado.

O videoclip, produzido em animação foi criado pela equipa KOTO STUDIOS (Cláudio Jordão e Nelson Martins).


"A letra inspirou-nos uma imagem que foi a base do conceito do videoclip e que se desdobrou nas várias situações do mesmo: a lágrima de uma boneca articulada.
Esta lágrima materializa o desejo da boneca se movimentar livremente, de viver sem amarras, de transcender a sua natureza. Tal como um sentimento que transborda para fora, a lágrima contem dentro de si as aspirações e desejos da boneca, podendo, tal como alter-ego, experienciar a sensação de liberdade que a boneca não pode, num mundo do faz-de-conta, onde tudo é possível.
Tecnicamente, o videoclip foi desenvolvido em animação de layers 2D, tirando partido das potencialidades de animação e composição em espaço tridimensional do After Effects.
Todo o processo beneficiou criativa e artisticamente com as ilustrações desenvolvidas pela designer/ilustradora Alexandra Carvalho que serviram de base a todo o processo de animação.
Honrados pelo convite, a KotoStudios encarou este projecto como uma oportunidade para explorar visualmente e sem barreiras criativas uma sonoridade bastante sugestiva e interessante."

Este tema é o segundo single para o disco "01" e mostra a verdadeira identidade Fuga fazendo um verdadeiro triângulo intercontinental. No disco encontra-se mais um convidado brasileiro, Pedro Bonifrate, dos cariocas SUPERCORDAS, no tema Verso Inverso.

Sem comentários: