sexta-feira, 21 de novembro de 2008

NA ZDB



Vitriol @ João Silva; João Castro Pinto @ João Castro Pinto


Quinta 20 de Novembro às 23h


Aproveitando, como leitmotiv, a data em que o seu percurso artístico perfaz uma década, João Castro Pinto apresenta na ZDB um remake simbólico (i.é, não rigoroso) do concerto decorrido a 20 de Novembro de 1998 no I.S.C.T.E., pretendendo servir a ocasião como pretexto e incentivo à reflexão crítica sobre estas e demais problemáticas relativas à cena da música experimental portuguesa.

Ludwig Vanessa apresentará uma performance sonora que consistirá em duas partes (sem intervalo). Na primeira actuará ao vivo com 4 leitores de MD, realizando um live-mix composto exclusivamente de captações sonoras e material electrónico conjuntado e apresentado no concerto de 20.11.98. A segunda parte será operada por laptop, mediante um esquema de improvisação electrónica em tempo real sob os materiais sonoros utilizados na primeira parte. O som será processado mediante um patch max-msp coligido pelo artista e operado mediante o uso de um controlador midi de 16 canais. Assim, perspectivar-se-á de modo claro parte da evolução estética dos meios e dos resultados artísticos de João Castro Pinto entre 1998-2008.

Em seguida, Manuel Mota, irá apresentar um concerto que contemplará a sua inconfundível e ímpar improvisação para guitarra eléctrica, acompanhado pelo vídeo "EL", de Margarida Garcia, músico e artista intermédia que, não poderá estar presente na zdb, pois se encontra em NYC.E para o grand finale da noite sonora, em jeito de conclusão deste evento, que serve também como antecipação da celebração dos vinte anos de percurso dos VITRIOL (2009), Paulo Raposo e Carlos Santos darão um concerto em que utilizarão short waves e gravações de campo onde a interferência electromagnética dos elementos narrativos e referenciais é continuamente inserida num feedback loop (weather channels, informação, rupturas ionosféricas, nuvens de turbulência).Prevê-se uma noite de remorações de um porvir estático, em direcção a uma auto-renovação sonora de inegável interesse aural.

Texto da autoria dos músicos.

Sem comentários: