segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

The Partisan Seed - “Indian Summer” (Transporte de Animais Vivos)




“Indian Summer” é um disco intenso. Bom para escutar nestes dias frios e chuvosos de inverno. É um registo que nos aquece a alma.
São 10 faixas, pura filigrana, em que Filipe Miranda se volta a afirmar como um dos cantautores portugueses de maior talento.
Por entre uma guitarra acústica, ou as notas de um piano, Filipe Miranda coloca a sua voz, oferecendo-nos canções de tons folk, que passeiam calma por entre as suas notas.
É de facto este lado mais acústico da música dos The Partisan Seed, que nos inspira paixões. Mas não se pense, que por ser assim, esta música é facilitista. Filipe Miranda recheia cada uma das suas obras de arte com excelentes pormenores. E chega mesmo a arriscar ao trazer para dentro deste disco um tema mais dark-folk, de nome “La Ultima Piedra De Una Novena”, a lembrar o seu anterior projecto Kafka.
Apesar de muito coeso, este disco tem duas estrelas que brilham um pouco mais que as outras e por isso foram escolhidas para singles. Refiro-me a Ofélia (Again)” onde Filipe é ajudado pela terna voz de Charity Carleton e Judy (Somewhere) onde um piano nos embriaga os sentidos.
É fácil de perceber que “Indian Summer”é um disco obrigatório, muito em especial para aqueles ouvidos apurados, que sentem que as canções devem ser despretensiosas, leves e acolhedoras. Enfim, para aqueles que gostam de uma boa canção em carne viva.
Filipe Miranda, nestes seus The Partisan Seed, oferece-nos o seu lado mais egoísta enquanto criador. São 10 temas que lhe saltam vivos das veias. Do outro lado, nós enquanto fruidores, só temos a agradecer a forma como o Filipe se entrega a cada tema.
Música desta quer-se eterna…


Nuno Ávila

Sem comentários: