terça-feira, 21 de julho de 2009

ULTIMA EDIÇÃO DA MERZBAU




"É assim chegada a última edição da Merzbau. Com o orgulho e felicidade redobrada por ser esta a edição que fecha, com chave de ouro, os quatro anos de existência da Merzbau.
Todos os motivos para sentir o orgulho por, de algum modo, termos feito uma diferença no panorama musical. Com uma aposta sincera e espontânea em todos os artistas que editámos, sem nunca esperar protagonismo fácil, convicto de que é possível uma atitude diferente de aposta na qualidade dos nossos pares. Restará de agora em diante o espólio, para memória futura.
Não será de ignorar o êxito crescente de artistas como B Fachada, Walter Benjamin, Noiserv ou Lobster, em quem provavelmente ninguém estaria disposto a apostar aquando da edição dos seus primeiros trabalhos, e que é prova cabal do que acima se descreve.


Assim resta-me, em nome da Merzbau, agradecer a todos os artistas, sem excepção, que são quem materializou este projecto e a quem se deve todo o seu sucesso. Agradecer a quem acompanha os seus percursos, e agradecer a todas as outras pessoas que estiveram envolvidas nalgum momento na concretização da Merzbau, embora não assumindo o papel de músico. Falo em particular de Vera Marmelo, Rita Tomás, Vasco Alvo, Ricardo Bateiras, Pedro Leitão, Sérgio Hydalgo, Pedro Boavida e Luís Florêncio".


Tiago Sousa


Mariana Ricardo - Across the Way Going
(indie)


Mariana Ricardo, terá vivido tempos áureos no final do século passado quando os seus Pinhead Society marcavam os ouvidos de toda a geração de 90's que via no indie rock da banda um fiel e honroso representante das tendências que marcaram esta década.
No final de uma nova década, Mariana Ricardo encontra-se entre novas paisagens. Mais ligada agora ao mundo do cinema independente, onde, de entre o trabalho desenvolvido na composição de temas para bandas sonoras, se destaca de forma mais significativa o filme “Aquele Querido Mês de Agosto“ onde colabora com Miguel Gomes na escrita do argumento.
Este singelo EP marca uma das primeiras apresentações dos temas que tem composto em nome próprio, e que terão ficado de fora do trabalho acima citado. Revisitados numa actuação em formato trio (composto por mini-bateria, baixo eléctrico e ukelele) e que tomou lugar em Junho de 2008, na primeira parte do concerto de lançamento de The Western Lands de Tiago Sousa. As 8 canções aqui presentes parecem de algum modo revisitar, na sua forma, a clássica construção “pop” que os Pinhead Society tão bem exploravam e cuja arte Mariana tão bem pratica. Canções deliciosamente “old-fashion” cuja espontaneidade, e um certo sentido naive e inconsequente, preservam o que de mais valioso pode acontecer na música.


http://www.merzbau-label.org
http://www.myspace.com/merzbaufreemusic
http://www.last.fm/label/merzbau

Sem comentários: