segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Margarida Pinto – “A Aprendizagem de Margarida Pinto” (Optimus Discos)




Era grande a expectativa em relação ao segundo disco de Margarida Pinto. “Apontamentos”, o seu primeiro longa duração é um excelente registo, recheado de brilhantes canções pop.
Havia agora a curiosidade de saber como se iria aguentar Margarida Pinto. A primeira conclusão que se chega, depois de ouvir este EP é a de que, apesar de estarmos perante um bom registo, que ele está uns furos abaixo em relação ao anterior. Mas nada que nos tire por completo a vontade de desfrutar dele.
Depois de ouvido com mais atenção, deparamo-nos com um conjunto de canções, que mantendo a sua fórmula pop, são, à excepção de “Agulha do Tempo”, muito mais introspectivas do que as que até agora conhecíamos desta senhora. Estamos assim, maioria do tempo, perante uma pop intimista, aqui e acolá salpicada de algum experimentalismo salutar.
Este é, e logo se depreende à primeira audição, um registo bem maturado, pensado e trabalhado. Gravado num excelente estúdio por Nelson Carvalho, um dos mais aclamados técnicos de som do país, “A Aprendizagem de Margarida Pinto”, traz um som de fino recorte, trabalhado como se um diamante se tratasse.
Para enfeitar ainda melhor a sua bela voz, Margarida rodeou-se de excelentes executantes. Nas guitarra, Miguel Cardona e Marco Nunes, no baixo Nuno Simões, nas teclas Miguel Ferreira e na bateria, Sérgio Nascimento.
Por tudo isto, e apesar de não ser tão directo como “Apontamentos”, este EP tem todos os ingredientes necessário para nos captar a atenção. Está muito bem cozinhado. E só isso já nos dá vontade de o comer e repetir a dose.
Pegando no título, podemos dizer, ser esta a aprendizagem nossa, que vamos fazendo audição após audição, deixando o som furar a nossa pele.


Nuno Ávila

Sem comentários: