sábado, 30 de janeiro de 2010

CRISTINA BRANCO NOMEADA PARA O PRÉMIO AUTORES





A cantora Cristina Branco está nomeada para o Prémio Autores 2010, promovido pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), na categoria Música - Melhor Canção, pelo tema "Margarida", incluído no seu álbum mais recente, "Kronos". O vencedor deste prémio será revelado dia 8 de Fevereiro, durante a Gala do Prémio Autores SPA/RTP, que decorre no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Editado em Março de 2009, o álbum "Kronos" tem por tema unificador o "tempo" e é constituído por canções inéditas compostas por uma dezena de criadores muito diferentes, unidos por um traço comum: todos têm percursos desenhados ao longo de muitos anos, com contributos extraordinários na afirmação de um cancioneiro português de qualidade. José Mário Branco, Sérgio Godinho, Amélia Muge, Rui Veloso, Vitorino, Janita Salomé, Maestro Victorino d’Almeida, Mário Laginha, Carlos Bica, João Paulo Esteves da Silva e Ricardo Dias compõem o lote de temas inéditos de "Kronos".

Kronos" é o décimo disco de uma carreira que teve início num palco de Amesterdão, em 1996, e que desde então nunca mais parou. O repertório dos primeiros anos de Cristina Branco foi marcado por uma confessada admiração de Cristina por uma das personalidades mais fortes da canção portuguesa de todo o século XX: Amália Rodrigues. A fadista continuará a ser uma referência incontornável para a cantora, como o prova, aliás, o seu penúltimo disco, gravado em 2006, "Live", perpassado pela herança de Amália. Com Abril", no ano seguinte, Cristina Branco recriou à sua maneira o mundo musical e poético de outra personalidade tutelar da canção portuguesa das últimas décadas: José Afonso. Como diz Cristina Branco, estes dois últimos discos foram trabalhos "de reflexão, de ponderação sobre tudo o que aconteceu" até agora. Com Kronos", a cantora reflecte "sobre o agora, o que passou e o que virá (…), para fazer o futuro".

Dão corpo a “KRONOS”, para além da voz de Cristina Branco, o piano de Ricardo Dias, a guitarra portuguesa de José Manuel Neto ou Bernardo Couto, a viola de fado de Alexandre Silva e a guitarra baixo de Fernando Maia.

Sem comentários: