
“Ilha dos Amantes”
Pássaro Cego é o título do disco, editado em Outubro passado, que junta o compositor e pianista Manuel Paulo e a cantora cabo-verdiana Nancy Vieira à teia poética de João Monge.
O disco conta com algumas participações especiais, de entre as quais se destaca a do cantor brasileiro Chico César, em “Ilha dos Amantes, o novo single a ser retirado deste disco.
Cantado em português, mas com o calor africano da voz única de Nancy Vieira, o Pássaro Cego reúne onze canções com ligação entre si, como se de um argumento se tratasse. O pássaro, sendo cego, orienta o voo guiando-se pelos seus sentidos e vai identificando as várias ilhas que sobrevoa. Assim, plana sobre a “Ilha Mãe”, a “Ilha da Fé”, a “Ilha Babilónia”, a “Ilha da Saudade” ou a “Ilha dos Amantes”. A cada uma das dez ilhas corresponde uma canção, para além de um tema que se intitula “Pássaro Cego”. O pintor João Ribeiro pintou propositadamente um quadro para cada uma das onze canções.
No fundo, o disco constitui uma parábola optimista sobre a condição humana. A ave sobrevoa várias ilhas para se encontrar a si própria, proporcionando igualmente uma viagem pelo universo real e imaginário da Lusofonia.
Musicalmente, o Pássaro Cego num voo sobre paisagens sonoras e atmosferas que vão desde a pop universal ao jazz, passando pelo fado e pela morna, pelo cabaret ou pela música de câmara, numa saborosa mistura sem preconceitos e com uma atitude que não recorre nunca a ornamentação desnecessária.
Sem comentários:
Enviar um comentário