Sábado, 24 de Abril
SOB O SIGNO DE PEIXINHO
Pablo Heras - Casado direcção musical
Programa
Jorge Peixinho Sobreposições Clotilde Rosa Ricercare
Jorge Peixinho Sucessões Simétricas II Dmitri Chostakovitch Sinfonia nº 12, O Ano 1917
18h00 Sala Suggia € 16
O Festival Música e Revolução, ciclo que decorre na Casa da Música entre 24 de Abril e 1 de Maio, presta homenagem ao compositor Jorge Peixinho, por ocasião do 70º aniversário do seu nascimento.
A Orquestra Nacional do Porto interpreta duas obras daquele que é considerado o grande responsável pela actualização do panorama musical português no contexto europeu na década de sessenta.
Profundamente influenciada por Nono e Stockhausen, a música de Peixinho ganhou um particular lirismo na década de setenta e influenciou toda uma geração de compositores, sendo o mais revolucionário compositor português do século XX.
Sob a direcção musical do espanhol Pablo Heras-Casado, a ONP apresenta Sobreposições, uma das primeiras obras de Peixinho para orquestra, composta em Roma, e ainda Sucessões Simétricas II, de 1971.
Em programa, é ainda possível assistir às obras Ricercare de Clotilde Rosa e à Sinfonia nº 12 de Dmitri Chostakovitch, dedicada à memória de Lenine.
Sábado, 24 de Abril
HIP-HOP 25 DE ABRIL
I
Tiago Pereira Fireworks*
II
NBC A força das palavras*
23h00 Sala 2 € 5
*Encomenda da Casa da Música
Na noite em que se comemora o aniversário do 25 de Abril, a Casa da Música recebe NBC para um concerto irrepetível. NBC actua com a banda que o acompanha ao vivo, Os Funks, que dão um ambiente ritmado à sua música. É o regresso de NBC à Sala Suggia, depois da memorável actuação com a Orquestra Nacional do Porto, em 2009.
Juntos, NBC e Funks, ilustram esta noite especial com temas do álbum Maturidade ensaiados e compostos de novas roupagens e, ainda, com um tema surpresa de um autor épico da Revolução dos Cravos.
Em estreia absoluta para a Casa da Música, Tiago Pereira apresenta Fireworks, o seu novo projecto que mistura técnicas de documentário com vídeo e áudio manipulados em tempo real.
O realizador e visualista recolheu aspectos da paisagem sonora da Revolução de Abril, os sons da multidão na rua, as manifestações, os gritos, os cânticos, as conversas, os códigos da rádio, as palavras de ordem, os hinos, o som bélico e a música, actualizando as suas repercussões nas gerações seguintes.
Sem comentários:
Enviar um comentário