Reconhecido e respeitado como um dos melhores produtores nacionais da actualidade, Armando Teixeira regressa às edições discográficas com um dos seus mais aclamados alter egos. BALLA edita novo álbum em Outubro pela Chiado Records - o quarto de originais que sucede a “Balla" (2000), “Le Jeu" (2003) e "A Grande Mentira” (2006).
“Equilíbrio” é o título do novo trabalho que promete surpreender pois será o disco com a abordagem mais electrónica de toda a obra do “homem-Balla”. Com letras de José Luís Peixoto, Miguel Esteves Cardoso, Pedro Mexia e do próprio Armando Teixeira, “Equilíbrio” será um sério candidato a um dos melhores discos Pop de 2010.
“AO DEUS DARÁ” é o primeiro single, tem letra de Miguel Esteves Cardoso e já se ouve no éter um pouco por todo o país. Conheça agora o videoclip, uma estreia conjunta da Antena 3 e Myspace Portugal.
O videoclip é uma espécie de paródia burlesca, também glamorosa, de uma época não muito distante, onde a censura obrigava a que as ideias vindas do estrangeiro fossem praticadas em Portugal de modo clandestino. Uma viagem ao imaginário cinematográfico das estrelas de Hollywood, da vida boémia, da noite, do prazer da dança e da música. Uma apologia da figura feminina num ambiente cénico vintage, a recordar a época vaudeville e a decadência marginal de um qualquer cabaret, que o brilho das plumas e purpurinas ilumina.
“Armando Teixeira nunca escondeu que um dos principais moldes da sua sensibilidade pop tem carimbo «Made In Portugal»: a modernidade dos Heróis do Mar e de António Variações, a inventividade dos GNR, o carácter épico da Sétima Legião, a magia e o mistério de Né Ladeiras. Se se procurar bem é possível encontrar todas essas marcas na música que Armando tem produzido como BALLA.
E daí que o seu cruzamento recente com Rui Reininho não tenha sido mera coincidência. Até porque, na música como nos livros, não há coincidências - apenas sintonias, cumplicidades, confissões de admiração
O novo single de BALLA é prova disso mesmo: tem por título a redonda expressão «Ao Deus Dará» mas é tudo menos uma canção que vagueia sem destino. É, aliás, uma canção que garante imediatamente um lugar na história da pop portuguesa de 2010, por ser o tema que marca o regresso de Miguel Esteves Cardoso à escrita de canções. Amigos comuns, uma sugestão, um desafio imediatamente aceite, uma página de um caderno, uma ideia romântica, palavras e um sentido… Foi assim que nasceu este tema, fruto de uma admiração mútua entre o homem-Balla e o homem que inventou a escrítica pop e que em tempos deu palavras a sons da Sétima Legião (“Glória”), de Manuela Moura Guedes (“Foram Cardos Foram Prosas”) ou do Clube Naval .
Qualquer um deles um clássico maior do tempo em que a pop ainda ousava ser diferente. Essa ousadia permanece. Ao Deus Dará.”
Rui Miguel Abreu
Balla "Ao Deus Dará" (exclusivo Antena 3)
Antena 3 | MySpace Music Videos
Sem comentários:
Enviar um comentário