segunda-feira, 5 de julho de 2010

JOÃO PEDRO OLIVEIRA COM NOVO CD




Foi apresentado dia três de Julho na Casa das Artes de Arcos de Valdevez, o primeiro disco integralmente composto por obras do compositor português João Pedro Oliveira, um dos nomes mais relevantes da música contemporânea portuguesa.


Segundo João Pedro Oliveira, “o título Maelström relaciona-se directamente com a peça do mesmo nome, para cimbalão e electrónica incluída no disco. Um Maelström, palavra de origem escandinava, é um remoinho de água, de grande intensidade, muito temido pelos marinheiros.”


Edgar Allan Poe escreveu em 1841 um conto sobre este assunto intitulado “A Descent Into the Maelstrom”, que, segundo João Pedro Oliveira “serviu de inspiração a esta obra”. De resto, para João Pedro Oliveira “ a ideia de vortex, intensidade crescente e tensão acumulada tem servido de base a muitas das minhas composições”. Este disco apresenta alguns xemplos de como essa busca de tensão explosiva tem sido aplicada na concepção e escrita das suas obras.


Durante a apresentação do disco, João Pedro Oliveira surpreendeu a plateia de Arcos de Valdevez fazendo o paralelismo entre a sua obra e a de Ludwig van Beethoven, apresentando passagens de obras daquele génio da história da música, seguidas de passagens de obras suas em que o compositor procurou evidenciar que, ainda que contemporânea, a sua música recorre aos mesmos princípios que Beethoven, no seu tempo, terá recorrido. Início e fins de frases musicais, imitação e ornamentação foram alguns exemplos dados.


Uma edição que cobre cerca de 12 anos de criação do compositor, Maelström contém algumas das obras mais significativas da produção de João Pedro Oliveira, abrangendo a música para instrumento solo, grupo de câmara e electroacústica.


Das 6 obras incluídas neste trabalho, 5 delas receberam vários prémios internacionais de prestígio, incluindo o “Magisterium” de Bourges, apenas atribuído a compositores cuja carreira na música electroacústica se tenha tornado um marco a nível mundial, e o “Giga-Hertz Award”, o maior prémio mundial de composição também na área da música electroacústica.


O disco conta com a participação de diversos intérpretes de prestígio a nível nacional e internacional, como é o caso do Sond’Ar-te Electric Ensemble.


A edição está a cargo da etiqueta portuguesa Phonedition, editora do Grupo Engenho das Ideias, e conta com o apoio do Ministério da Cultura (Direcção-Geral das Artes) e do Município de Arcos de Valdevez.

Sem comentários: