No âmbito do Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado no dia 1 de Outubro, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) lança hoje uma Campanha de Prevenção e Sensibilização Pública sobre a Violência contra as Pessoas Idosas, enquadrada no projecto Títono – Apoio a Pessoas Idosas Vítimas de Crime e de Violência, contando com a participação de Sean Riley & The Slowriders na banda sonora dos anúncios.
Retirado do segundo álbum dos músicos de Coimbra, intitulado "Only Time Will Tell", o tema “Hold On” é a banda sonora da campanha publicitária que vai passar pelos pequenos e grandes ecrãs, bem como na rádio, a partir do dia 7 de Outubro. Segundo Afonso Rodrigues, vocalista e guitarrista da banda, “aceitámos dar voz a esta campanha porque a APAV é uma nobre instituição com a qual estamos totalmente solidários”.
Esta campanha desenvolvida pela Agência de Publicidade Cupido, tem como objectivo primordial alertar para a violência contra as pessoas idosas como problema social grave, com as suas manifestações dando exemplos de crimes praticados, através da produção de diferentes materiais e acções de divulgação e de sensibilização pública e que contará com a colaboração de diferentes órgãos da comunicação social.
De salientar que a APAV lança esta campanha, suportando-se nos dados estatísticos que indicam que, em 2009, 639 pessoas idosas foram vítimas de violência, ou seja, cerca de 13 por semana (em média, duas por dia). Outra das conclusões é que os filhos constituem a maioria dos agressores (37,2%) dos progenitores, com um perfil maioritariamente masculino (69,6%) e com idades compreendidas entre os 36 e os 64 anos (30%).
O projecto Títono é apoiado financeiramente pela Direcção-Geral de Saúde e pela Fundação Montepio e tem como entidade parceira a Faculdade de Psicologia de Lisboa da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Sem comentários:
Enviar um comentário