Disponível desde 21 de Setembro, o álbum de estreia dos Uaninauei tem como título "Lume de Chão" e pode ser adquirido pela página da banda em www.myspace.com/uaninauei
LUME DE CHÃO
por Nuno Calado (Antena 3)
Há dias ou noites em que achamos que as surpresas surgem de uma forma bem positiva. Foi o que me aconteceu numa noite fria de verão, numa localidade do Alentejo profundo onde apenas uma rede móvel funcionava em condições. No meio de um local que parecia esquecido por todo um país, surgiu-me um rapaz com vontade de comunicar, e falámos de música. Aliás, estávamos ali para isso mesmo, numa final de um concurso de bandas.
No final da noite, o Daniel Catarino deixou-me partir com a promessa de me enviar as músicas que uns meses mais tarde dariam origem ao álbum “Lume de Chão”, que agora apresenta os Uaninauei. Quando elas chegaram, a surpresa foi ainda mais positiva.
As canções são bastante fortes e a gravação é muito boa, duas características fundamentais para se dar atenção a algo de novo. A verdade é que os Uaninauei (diz-se "one in a way") escolheram um nome difícil de ler à primeira, mas pleno de conceito. As letras são em português, e nos dias que correm são uma agradável surpresa, porque estão livres de alguns atropelos linguísticos tão comuns e servem as músicas na perfeição. O nome da banda é uma espécie de brincadeira quase secreta com algumas letras de bandas nacionais que cantam em inglês, e cujas palavras fazem lembrar algo parecido com “Running Away” aportuguesado.
Os Uaninauei foram uma das bandas nacionais que mais me surpreenderam nos últimos meses. São bons músicos, sabem o caminho que querem seguir e não procuram facilitar. Podemos arranjar pontos de contacto com outras bandas, é fácil pelo som que praticam entender que aqui ou ali fazem lembrar os Ornatos Violeta ou os Mundo Cão, mas a verdade é que têm muita personalidade. As suas 3 guitarras dão à banda um som muito mais musculado, quase que tocando por vezes o metal mas sem nunca entrar por aí, embora usando alguns dos seus elementos.
São assumidamente uma banda rock com todas as suas virtudes, sem complexos e que não esquecem as suas raízes alentejanas, mostrando até certo orgulho ao incluirem um coro de cantares regionais no meio de um dos seus temas.
No fundo, “Lume de Chão” é um óptimo disco de estreia. Será um erro passar ao lado deste disco sem pelo menos lhe dar uma oportunidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário