quarta-feira, 4 de maio de 2011

ATLANTIHDA AO VIVO



O álbum de estreia dos Atlantihda entrou para o 23.º lugar do Top de vendas nacional e na segunda semana passou para 10.ª posição. O disco homónimo marca o aparecimento do mais recente grupo, cuja sonoridade muitos já classificam de “Nova Música Portuguesa”.

O primeiro concerto para o grande público decorreu na Praça da Batalha, inserido na programação do Festival “Portos – Odisseia” promovido pelo TNSJ na cidade invicta. Já no próximo dia 06 de Maio pelas 21h30, os Atlantihda apresentam novamente o seu espectáculo no Hard Club*, e no dia 30 de Maio descem a Lisboa para actuarem no São Jorge*. Nos meses de Julho (dia 14) e Agosto (dias 12 e 25), o colectivo integrará a programação da Casa da Música no Palco Super Bock ao Ar Livre.

Um caminho possível seria reinventar a tradição, pegando em algumas vozes e instrumentos do universo pop, atraindo a guitarra portuguesa para a definir como “Novo Fado”. Em vez disso, os Atlantihda reencontram as raízes da cultura de um povo com história, absorvendo o que de mais genuíno está contido na alma deste projecto. Também aqui se encontram a guitarra braguesa, os adufes, as formas, as melodias e os ritmos que todos vieram a adquirir nas suas “Viagens”, mas numa atitude consciente de que se pode fazer música de raiz popular (escrita ou não), usando uma linguagem contemporânea que parte das vivências de músicos dos nossos dias.

Acima de tudo, o conceito da banda assenta na música tradicional de raiz portuguesa, onde o fado ganha alguma curiosidade e entra neste “território” para se reencontrar e possivelmente, conhecer mais um capítulo da história das suas origens, criando assim “Uma canção genuinamente portuguesa”…

Sem comentários: