
"Uma viagem singular e plena de beleza".
«Eu quero partir / Viajar pelo mundo / E descobrir / A razão de querer existir / Noutro lugar», canta Carla Baptista Alves no tema título, oferecendo assim a melhor descrição possível para este belíssimo trabalho.
Uma espécie muito particular de saudade é essa que nos faz desejar a viagem, seja ela física ou espiritual. Essa dor da ausência de outro lugar é o impulso de tantas viagens, das descobertas dos históricos navegadores às abordagens a outras paisagens sonoras por parte de quem tem na música o seu universo. É definitivamente esse o caso da soprano Carla Baptista Alves, que agora edita 'Noutro Lugar', extraordinário e surpreendente trabalho que tem produção de Carlos Maria Trindade.
Carla Baptista Alves é uma empreendedora por natureza, como qualquer criador deve ser. Esta soprano nasceu no Porto, educou-se pelo mundo, especializou-se no domínio da ópera estudando, por exemplo, com Eliana Cotrubas e Elena Dumitrescu Nentwig, deu voz, corpo e alma a personagens operáticas de Mozart a Kurt Weill, cantou Haendel, Vivaldi, Haydn, Rossini, Pergolesi, Bach e, entre outros mestres, Brahms. Mas a sua experiência e o seu reportório são muito vastos e alargam-se até aos domínios da música contemporânea, sinal claro de que é, de facto, uma mulher que gosta de viajar. Na história da música, como no mundo. Também cantou Rodrigo Leão. E tudo isso porque a música nunca foi prisão para Carla Baptista Alves e no seu universo não há fronteiras que não se consigam atravessar. A soprano compôs e orquestrou músicas que depois receberam letras de Rui Zink e outras escritas em parceria com o próprio Carlos Maria Trindade. Como é óbvio, Carlos Maria é um veterano com um percurso inquestionável, que sempre procurou a modernidade e que manteve a música de recorte electrónico sempre por perto, até mesmo na aventura Madredeus. Discos como Mr Wollogallu e Deep Travel (que editou nos anos 90) são hoje verdadeiros clássicos da nossa história electrónica.
Ciente de que é a parte mais visível de uma equipa que ajuda a materializar os seus projectos, Carla Baptista Alves menciona a colaboração de todos os que transformaram Noutro Lugar numa experiência total: o álbum contem fotografia e design do Estúdio Cassiano Ferraz, a cantora foi vestida por Anabela Baldaque, o seu vídeo é assinado pela Black Ink produções e a masterização tem o carimbo de Quico Serrano.
E com estas coordenadas é fácil perceber que Noutro Lugar se transformou de facto numa viagem singular e plena de beleza. «Eu quero partir / Viajar pelo mundo / E descobrir / A razão de querer existir / Noutro lugar», canta Carla Baptista Alves no tema título, oferecendo assim a melhor descrição possível para o belíssimo trabalho que agora apresenta.
Sem comentários:
Enviar um comentário