segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Old Jerusalem - “Old Jerusalem” (PAD)



Já lá vão dois anos desde que Francisco Silva editou o seu ultimo disco. Já nos faziam falta estas canções. Old Jerusalem tem uma forma muito própria de escrever música. Depois de em 2003 nos ter arrebatado a alma com a sua genial indie folk em “April“, Francisco com o merecido reconhecimento alcançado, abriu portas para um género que despontou em grande, no nosso país, a partir daí.
Desde esse dia, até hoje, Old Jerusalem foi sempre nos apresentando álbuns certeiros. Sim, Francisco Silva é incapaz de escrever maus discos. Este seu quinto registo, volta a trazer todos os condimentos necessários para ficar na nossa memória. Quase sempre, e apenas, munido da sua guitarra acústica Francisco oferece-nos uma folk intimista que nos arrebata o coração.
Mais uma vez Paulo Miranda é o cúmplice certo na produção do registo, deixando as canções respirar e ganharem corpo.
Apesar de não arriscar muito, nem entrar em loucuras, Francisco, consegue mesmo assim alguns momentos de louvor como sejam “The Go-Between”, “Days As Guests” (bem ao jeito de um Paul Simon e Art Garfunkel) e a excelente versão de “Candy Says” dos The Velvet Underground.
Tudo somado dá como resultado um disco simples, que encanta e que não devem deixar escapar assim que ele chegue às lojas em Setembro.
E garanto-vos que a cada audição se irão apaixonar mais por estes pedaços de som.
Fazem falta mais cantautores com esta alma…

Nuno Ávila

Sem comentários: