segunda-feira, 19 de setembro de 2011

M-Pex -“iPhado” (Edição de Autor/Enough Records)




Mais uma vez Marco Miranda volta a deixar os puristas do fado com os cabelos em pé. Juntar a uma guitarra portuguesa batidas mais dançáveis não é propriamente o que um amante do fado está à espera de ouvir.
Certo é que Marco já tinha provado que esta combinação resulta muito bem. Estranho? Não! Delicioso…
Este EP, que está a um passo de ser descarregado em http://enoughrecords.scene.org/#enrmp278 ou adquirido numa loja de discos, oferece-nos uns M-Pex mais refinados.
Todos os “samplers” (excepto guitarra portuguesa e o som de pássaros no tema “Babylonis”) foram criados num iPod com aplicações áudio grátis da “App Store”. São batidas que se aconchegam de forma sublime ao som dedilhado na guitarra por Marco Miranda, que aqui volta a demonstrar a sua grande admiração por Carlos Paredes.
Se isto é fado? Pouco importa. É musica portuguesa feita com alma. É um som que nasce com os sentidos postos no futuro. Cinco temas que se mostram livres e sem medo de inovar.
O melhor é mesmo mergulhar neste rio de canções e perceber que a tradição já não é o que era. E este som evolve-nos de tal maneira que ficamos viciados e de atenção redobrada tentando descobrir cada sublime pormenor.
Marco Miranda, M-Pex, é assim um dos mais inspirados génios da nossa praça. E enquanto existirem criadores com esta forma mágica de debitar som, queremos lá saber se existe quem vá ficar de cabelos em pé a ouvir isto.
Eu cá por mim vou voltar a carregar no play, que isto é de facto muito bom!

Nuno Ávila

Sem comentários: