segunda-feira, 26 de setembro de 2011

RICARDO RIBEIRO NO LIBANO



Ricardo Ribeiro estreia-se a cantar no Libano no 30 de Setembro. O cantor, distinguido este ano com o Prémio Amália Rodrigues para o Melhor Fadista, será o convidado de Rabih Abou-Khalil para o concerto de abertura do IV Festival Internacional de Jazz de Beirute.

O artista cantará para um público que pouco conhece de musica portuguesa, e será o segundo português a fazê-lo depois de Amália Rodrigues, pela sua atuação em 1973, numa cerimónia celebrativa da independência daquela República.

Ricardo Ribeiro, irá interpretar temas em língua portuguesa, nomeadamente do álbum que gravou com o músico libanês, intitulado "Rabih Abou-Khalil em português", editado em 2008.

O CD assinala a primeira vez que o aluista libanês aceitou juntar à sua música uma voz. O álbum foi considerado pela revista britânica Songlines como um dos dez melhores do mundo, nesse ano, na área da world music, e inclui poemas de José Luís Gordo, Mário Rainho, António Rocha e Tiago Torres da Silva.

Em declarações à agência Lusa, o fadista afirmou-se "encantado e honrado pelo convite" e não descartou a possibilidade de "cantar um texto em árabe".

"Pode ser que me deem um texto em árabe para cantar", comentou o fadista, que está a aprender a língua há vários meses.

Com Ricardo Ribeiro (voz) e Rabih Abou-Khalil (alaúde) estarão em palco Michel Godard (tuba), Jarrod Cagwin (tambor tradicional árabe) e Luciano Biondini (acordeão).

No sábado subirá ao palco o quinteto norte-americano de Philippe el-Hage, e do cartaz consta ainda, entre outros nomes, o do cubano Chucho Valdés que toca no dia 06 de outubro, terminado o festival no dia 08 com um concerto de Marcus Miller.

Sem comentários: