Na sequência da comemoração do seu 25º aniversário, os Peste & Sida vêm por este meio anunciar que irão lançar um livro : "Peste & Sida - 25 anos de veneno", a ser editado pela "ULMEIRO EDITORA".
Foi a 11 de Julho de 1986 que os "Peste del Pop" devassaram um palco pela primeira vez com o seu "Veneno". O último lugar que o júri lhes atribuiu nesse concurso de jovens bandas foi certamente o prémio mais estimulante e motivador para o inicio de uma longa carreira. Convictos da sua inconfundível identidade colectiva, montaram o seu quartel-general na Galeria Monumental - ao Campo Santana - onde se multiplicaram em ensaios, sessões de fotografia e noitadas de serigrafia com os artistas da casa para se apresentarem aos media com uma nova imagem e um novo conceito: PESTE & SIDA. Os anos foram passando e os Peste & Sida foram vivendo e convivendo com a sua legião de fãs os altos e baixos da sua existência.
No seu currículo contam-se inúmeros concertos apoteóticos, nomeadamente com os Xutos & Pontapés, com os GNR, em várias festas do Avante! e comemorações do 25 de Abril, nos coliseus de Lisboa e Porto, no antigo estádio José Alvalade e em numerosas festas académicas e festivais de Verão. Ao vivo, os Peste & Sida tinham uma força que não havia igual.
Em 2012 os Peste & Sida continuam a acreditar que o mainstream e a fama são efémeros e que é a força das convicções que marca pontos. Esta premissa tem garantido a coerência da banda ao longo dos tempos e que tem atravessado todas as formações da banda até à actual - que conta com João San Payo no baixo e voz, João Alves na guitarra e Sandro Dosha na bateria.
Com prefácio de Miguel Cadete (director da revista Blitz e subdirector do jornal Expresso), o livro promete ser o retrato fiel do percurso da banda que pôs o país inteiro a cantar o "Sol da Caparica", através de dezenas de testemunhos e de centenas de imagens, numa escrita leve e directa, bem ao estilo da banda.
Em 25 anos, a banda conseguiu criar uma identidade própria e é hoje uma das grandes referências da música moderna portuguesa; paralelamente, é uma forte influência para os jovens que seguem o seu estilo musical. A prova mais evidente disso é o CD que irá acompanhar o livro: trata-se de um tributo feito por várias bandas do panorama rock português.
Sem comentários:
Enviar um comentário