segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Rainy Days Factory - “It’s Your Time” (Edição de Autor)


















Lembram-se dos Diva, a banda de “Amor Errante”? Sim esses mesmos que em 1990  editavam o seu primeiro disco. Quando tínhamos perdido o rasto aos seu elementos, eis que se falou numa possível reunião que parece pode vir a dar frutos. No entanto,  em três  deles ficou sempre a vontade de a fazer coisas e de não parar. E assim nascem os Rainy Days Factory por vontade de Pedro Solaris na guitarra, Oscar no baixo e vozes e Johnny na bateria.
Tal como os Diva os Rainy Days Factory nutrem um gosto muito grande pelos anos 80. Se os primeiros deixavam transparecer uma saudável empatia por algumas bandas da 4AD, como por exemplo os Cocteau Twins, estes, viajam até Manchester para beberem  a sua inspiração em algumas das bandas da Factory.
Se vos disser que os Joy Divission são deuses maiores para este trio, não estou a cometer nenhum crime. A entrada de “See The Light” faz-se com um baixo que traz agarrado a si a forma tão peculiar de tocar de Peter Hook.
Portanto, é bom de ver que o som que estes senhores nos oferecem está todo ele mergulhado numa corrente denominada de pós punk.
Sim, é um som que sendo datado, está cada vez mais na moda. Porque é bom, e ponto final! Os Rainy Days Fectory sem inovarem nem darem muitas piruetas, apresentam um EP escorreito que nos dá muito gozo ouvir. São quatro faixas muito cinzentas que vão encantar essencialmente os muitos amantes da boa musica que se fez nos anos 80. Mas os outros, aqueles que gostam  de toda uma nova geração de grupos que passeia o seu som a meio caminho entre o punk e o gótico devem igualmente escutar estes quatro temas.
Por isso não há que perder tempo. Porque estas canções estão bem feitas. Claro que vai sempre haver tendência a comparar. E não queiram colocar estes senhores no patamar dos deuses. Nem eles queriam tal coisa, digo eu.  Se conseguirem ter discernimento para filtrar as águas vão descobrir aqui um belíssimo EP.

Nuno Ávila

1 comentário:

Sofia disse...

Foi uma agradável surpresa esta banda. O concerto no sábado na caixa operária foi mesmo muito bom! Ficamos à espera do álbum! :)