O Red Bull City Gang prepara-se para tomar de assalto no próximo dia 19 de Julho aquela que é a cidade indie por excelência - Barcelos - com um evento que marca oficialmente o arranque de mais um Milhões de Festa, um festival de vocação alternativa que todos os anos leva ao Minho algumas das melhores propostas musicais do Verão. Por uma tarde, o Red Bull City Gang propõe um roteiro diferente, levando algumas bandas locais até espaços do comércio tradicional de uma cidade mergulhada na música. Não é só o recorde de freguesias que Barcelos pode reclamar: a cidade do galo é também um autêntico viveiro de bandas.
Já se sabe que se vai ao Mercado comprar fruta, passa-se na loja de ferragens para apanhar a encomenda de uma maçaneta nova para a porta da cozinha, para-se na esplanada do Largo do Apoio para ver as vistas e ainda se pode ir à loja de artesanato para ver os diabos do Mistério. Mas e que tal baralhar este roteiro? Ir ao Mercado para apanhar com umas rajadas de eletricidade dos Glockenwise, passar na loja de ferragens e levar com uma maçaneta dos Käil, trocar impressões com os Aspen na esplanada mais movimentada da cidade ou ver o rapper Cálculo, um verdadeiro diabo das rimas, na Casa Lurdes. Só mesmo em Barcelos tal seria possível. E só mesmo na véspera do arranque do já icónico Milhões de Festa.
Diz-se que não há duas sem três, mas no caso do Milhões de Festa poderia mesmo dizer-se que não há quatro sem cinco, uma vez que esta é já a 5º edição de um festival que reclama diferença: no ambiente, mas também na programação. Este ano anunciam-se mais de meia centena de nomes para os dias 20, 21 e 22 de Julho. Entre concertos, tardes passadas na piscina e um ou outro galo que sempre se apanha de fugida, Barcelos assume condição de cidade rock, cidade alternativa e cidade anfitriã de um dos mais carismáticos festivais do nosso verão escaldante. Tudo com supervisão da Lovers & Lollypops, célula criativa da cidade que muito tem feito para colocar Barcelos noutros mapas.
A 19 de Julho, no entanto, a Red Bull City Gang promete outro circuito. A preparar as hostes para os três dias intensos que se seguem, este Red Bull City Gang propõe-se a tomar de assalto (à vista desarmada, pois claro) quatro lugares preenchidos de alma barcelense para os ligar à corrente e dizer depois «e seja o que Deus quiser!». Os Glockenwise a debitarem punk no mercado têm o seu quê de justiça poética, enquanto o doom movido a eletrónica dos novíssimos Käil fará todo o sentido numa loja que vende ferragens. Já o pós-rock dos Aspen talvez se encaixe na perfeição na esplanada do Largo do Apoio onde reina a tradição. Finalmente, Cálculo é a escolha perfeita para a Casa Lurdes: este rapper de Barcelos, improvisador eficaz tem o seu quê de repentista, tal como os artesãos que do barro fazem alegorias, também este rimador faz das palavras rap.
Começando às quatro e meia da tarde, quando o calor convidar a uma sombra, os Glockenwise agitam o Mercado Municipal de Barcelos, uma hora depois os Käil tocam na Casa Meira, às seis e trinta os Aspen poderão ser vistos e ouvidos na mítica esplanada do Largo de apoio e Cálculo fechará esta incursão Red Bull City Gang pela cidade que é também um viveiro de criatividade elétrica (e com tantas bandas que é preciso encontrar novos palcos) com uma atuação na Casa Lurdes. Tudo isto é grátis, nada disto é fado. É Barcelos ligada à corrente com música a entrar pelas lojas do comércio tradicional.
Fruta? Maçanetas? Pente um? Um Galo? É o Red Bull City Gang à solta em Barcelos.
16h30 / The Glockenwise no Mercado Municipal de Barcelos (Rua Barreta)
17h30 / Käil na Casa Meira (Rua Barjona de Freitas, 19)
18h30 / Aspen na esplanada do Largo do Apoio (Largo do Apoio)
19h30 / Cálculo na Casa Lurdes (Rua Fernão de Magalhães, 26)
Mapa de localizações: http://goo.gl/maps/wOsG
Mais infos em:
www.redbull.pt/citygang
Sem comentários:
Enviar um comentário