A Optimus D’Bandada – ou o S. João da Música, como muitos preferem já chamar-lhe – começa a ultimar os pormenores finais para que o Porto volte a viver um dia e uma noite inesquecíveis a 15 de setembro, com uma enchente a fazer lembrar as noites de S. João.
As novidades não param: neste momento estão já confirmadas as atuações de 40 bandas ou projetos musicais em 17 espaços, o que permite à Optimus oferecer à cidade e aos seus visitantes quase 60 concertos completamente gratuitos e que este ano, para chegarem ainda a mais fãs de música, vão arrancar logo durante a tarde às 15h prolongando-se depois pela noite dentro e com a festa de encerramento prevista até às 5 da manhã.
Para a cidade do Porto, nas palavras do vice-presidente da autarquia Vladimiro Feliz, “este é um acontecimento que não podia vir em melhor altura. O Porto está a viver uma fase sem precedentes no que diz respeito a oferta para um público mais ativo, a cidade tem colhido os frutos do reconhecimento até em termos internacionais e o que a Optimus D’Bandada vem oferecer – em termos de qualidade das propostas, da sua abrangência e pelo facto de ser completamente grátis - é algo de absolutamente extraordinário”.
No que diz respeito a bandas, o ponto de partida volta a ser o catálogo da Optimus Discos (a label da Optimus). A esta base de trabalho, a Optimus junta o reforço de várias bandas convidadas e constrói um cartaz com um leque completíssimo de opções, que vão desde ALTO! a We Trust, passando por Balla, Beatbombers, Birds are Indie, Black Bombaim, Blac Koyote, Capicua, Chullage, DJ Nery, DJ Ride apresenta Pixel Thrasher, Edumundo, Filho da Mãe, Hello Atlantic, League, Memória de Peixe, Miguel Araújo, Minta & The Brook Trout, Mirror People DJ Set, Mr Miyagi, Nice Weather For Ducks, Nuno Prata, Octa Push, Os Pontos Negros, Pedro Cardoso, Peixe, Samuel Úria, Sensible Soccers, Souls of Fire, Stereoboy, The Astroboy, The Poppers, Tren Go!Soundsystem e Youth Culture.
Mas a edição 2012 da Optimus D’Bandada não se fica por aqui: o programa deste ano conta com duas parcerias de peso – com a CASA DA MÚSICA e com a PORTA JAZZ- que vão elevar ainda mais a fasquia no que diz respeito a propostas musicais e conferir um caráter ainda mais sólido e mais abrangente a todo o programa, uma vez que trazem para a rua alguns nomes e alguns projetos que importa reter e acompanhar:
A CASA DA MÚSICA promete surpreender mostrando que música se pode fazer com o Gamelão, que é um instrumento do sistema educativo da Casa da Música; vai contar com atuações dos Portucale Brass, que em versão acústica vão tocar excertos de West Side Story, de Leonard Bernstein; e vai ainda dar um toque especial com atuações da violinista e compositora Ianina Khmelik, que conta para este efeito alguns convidados, para tocar originais do grupo e arranjos sobre música de Bach, Piazzolla e outros.
PORTA JAZZ – a Associação de Músicos de Jazz no Porto vai garantir a atuação de quatro projetos a não perder: SMaLL Trio; Quarteto Mário Santos Bloco A4; Hitchpop e CORETO Porta-Jazz.
Os espaços selecionados para os concertos deste dia vão desde o mítico Plano B ao Café au Lait, Casa do Livro, Loja Vida Portuguesa, Barbearia Veneza, Praça dos Leões, Varandim da Torre dos Clérigos, Coreto do jardim da Cordoaria, Varanda do Studio Andrew Howard, Miss Opo, entre outros. A festa de encerramento do São João da Música acontece, a partir das 2h, na Garagem da Rua José Falcão.
Sem comentários:
Enviar um comentário