segunda-feira, 29 de outubro de 2012

FESTIVAL LADO B NA CASA DA CULTURA EM SERTÚBAL












Vai decorrer no próximo fim-de-semana, entre os dias 2 e 4 de Novembro, a primeira edição do festival Lado B, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal e ao qual a Experimentáculo se alia com três espectáculos. Este é um evento dedicado à música de natureza mais exploratória e experimental de todos os estilos, do jazz ao folk, passando pelo free-form ou a electrónica. 

Assim, a Experimentáculo apresenta no dia 2 de Novembro o duo Gabriel Ferrandini e Pedro Sousa; no dia seguinte o quarteto setubalense Mão Sem Dedos; e no dia 4 o alemão Nils Hinnerk Schulz, vulgoNilson. O alinhamento fica completo com a actuação de Macaco Rápido, também no dia 3; Alexandre Murtinheira e S for Seward no dia 4; e Panpotting o projecto Guitarras Varáveis (com (Luís Varatojo, João Hora e Pedro Almeida) no dia 5.

Os portugueses Gabriel Ferrandini e Pedro Sousa são dois dos nomes maiores do jazz português da actualidade. São dois exploradores do jazz e da música livremente improvisada, com um descomplexado gosto pelo rock. Ferrandini é um dos grandes bateristas nacionais de hoje, ele que já tocou com gente como John Butcher, Nate Wolley, Jason Stein, Alberto Pinton, Rob Mazurek ou Carlos Zíngaro; e Pedro Sousa, no saxofone, tem-se multiplicado por projectos sempre nas franjas da chamada música convencional. 

Os Mão Sem Dedos são um misterioso quarteto de música experimental, ocupados a desmembrar o esqueleto rock com ideias de novos sons. entre a ficção cientifica existencialista e o desconstrutivismo mutante do free form, os Mão Sem Dedos conciliam a audácia sonora com uma componente visual, num espectáculo aboservente de escuridão, máscaras e fantasmas. 
Os bilhetes para cada dia custam 5 euros e podem ser comprados/reservados na Casa da Cultura. Existe ainda um bilhete para todo o festival, que custa 10 euros.

Sem comentários: