quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

JOÃO FIRMINO EDITA DISCO










O jovem guitarrista português lança “A Casa da Árvore”, o seu segundo álbum, mas o primeiro com o selo da editora que ajudou a fundar, a Sintoma Records.

“A Casa da Árvore” é um disco de jazz que nos mostra o som da guitarra de João Firmino. Uma mistura de juventude e experiência acumulada é o que se pode encontrar ao longo dos nove temas que fazem parte do disco, oito originais de João Firmino e um de João Hasselberg, onde a componente instrumental assume o principal papel.

Um álbum de jazz com muitos momentos de experimentação e improvisão, no entanto, intimista e profundo. A guitarra tem o papel mais relevante, mas os restantes instrumentistas encontram o seu espaço numa mistura de influências, do rock ao jazz, passando pelo universo dos cantautores brasileiros.
 
João Firmino - guitarra e voz
João Hasselberg - contrabaixo e voz
Luís Candeias - bateria
Rita Martins - voz (convidada especial)
Desidério Lázaro - saxofone (convidado para concertos)
Luís Candeias - gravação e mistura
 
João Firmino, natural de Coimbra, nascido em 1986, descobriu a guitarra aos 12 anos. Passou pelo Conservatório, pelo Hot Clube, em Lisboa, e pelo Curso Superior de Jazz Performance do Conservatório de Amsterdão, Holanda. Em 2011, já em Portugal, lança o seu disco de estreia, gravado ao vivo, e em 2012 cria a editora Sintoma Records (em conjunto com o saxofonista Desidério Lázaro).
 
E é através deste percurso que no início de 2013 surge “A Casa da Árvore”, uma homenagem ao local onde o disco foi gravado e, ao mesmo tempo, um espaço onde o artista pode ser o que ele próprio deseja. Disponível a partir de 26 de Janeiro em sintomarecords.com.
 
Tendo sido criada para responder à necessidade dos artistas verem os seus trabalhos publicados sem intermediários, a Sintoma Records vem propor-se a acompanhar o lançamento de cada projecto, renovando o conceito de edição de autor.
 
Um trabalho que seria resultado de uma procura isolada, objectiva-se agora como um processo de uma busca conjunta. Com o objectivo de também criar uma ligação mais próxima entre o objecto artístico e o público, a obra propõe fazer-se chegar sob um sistema de download gratuito, convidando-se o receptor da mensagem a participar de forma activa, em resposta à criação artística, através do processo de doação.
 
A “Casa da Árvore “ é a 4º edição da recente editora Sintoma Records, tendo já gravado artistas como Desidério Lázaro, Luís Barrigas e Luís Figueiredo. Para os próximos meses esperam-se edições de José Dias, Lars Arens, Nelson Cascais, Bruno Santos, Afonso Pais e Paula Sousa entre outros.

Sem comentários: