quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O MARTIM EM GRANDE ACTIVIDADE












O MARTIM EM BANHO MARIA NAS LOJAS DIA 4 DE FEVEREIRO

Tragam os tapetes vermelhos e lancem os "confetti" disponíveis à mão pois vai dar entrada em cena a nova Coqueluche Pop Portuguesa. Não se poupem, no entanto, os aplausos, pois daqui só promete coisa boa.

"O Martim" nasce como confessionário-pop de Martim Torres, um jovem (contra)baixista com cartas dadas em paragens como as de B Fachada, Homens da Luta,e diversos projectos de Jazz. Muitos o conhecerão também como uma das metades da infame dupla "Maria Amélia", presença habitual no programa 5 Para a Meia Noite. Munido com um computador portátil, uma caixa de ritmos, vários instrumentos e voz malandra, gravou sozinho metade dos temas de um "Em Banho Maria" ainda em estado embrionário. Não satisfeito com a primazia da batida programada, decide gravar a outra metade do disco já com um baterista, sendo escolhido o seu então colega David Pires. Assim definido o repertório de estreia, surgem os primeiros concertos e faltava então quem lhe desse vida em palco. O baterista permanece no seu posto, juntando-se-lhe o exímio António Quintino no baixo eléctrico e, mais tarde, a versátil Íris Sarai nos teclados. É então que lentamente "O Martim" se torna numa proposta cada vez mais colectiva, num processo de osmose em que "O Martim" é só um, mas na verdade são quatro que se aglutinam e fazem alguma coisa acontecer. Já não um "projecto", mas sim uma concretização, uma realidade.

A realidade que "O Martim" toca e canta situa-se num eixo marginal entre Belém e a discoteca Lux de Santa Apolónia, fazendo escala no Cais Do Sodré durante largas horas. Canta-se a rua, o quarto, a casa de banho, o clube, a casa de banho do clube...Canta-se um lugar mas também um tempo, uma personagem, um Martim que se propõe a ser muitos ao mesmo tempo.
 
Com pés firmados no que já nos deu a Música Portuguesa (sem esquecer os habituais traços anglófonos da pop e do rock e o aceno cúmplice à ginga brasileira) "O Martim" depara-se agora com o desafio de desbravar território novo nos meandros a que se propõe, não faltando para já um contagiante single, um videoclip engenhoso e acima de tudo, vontade de mostrar o que se sabe e quer dizer.

Quem tem ouvidos, que ouça" e por vossa saúde, o mais urgentemente possível!

O aguardado grande concerto de lançamento está confirmado para dia 8 de Fevereiro, no Ritz Club, em Lisboa! E no dia 16 de Março será a vez do Porto receber O Martim no Plano B para a apresentação do seu disco!
 
Tour

Ritz Clube - 8 Fev - 22h
FNAC Colombo - 13 Fev - 18h30
FNAC Alfragide - 16 Fev - 17h
FNAC Vasco da Gama - 23 Fev - 18h30
FNAC Cascais - 24 Fev - 17h
FNAC Santa Catarina - 16 Mar - 17h
Plano B - 16 Mar - 22h
FNAC Norteshopping - 17 Mar - 17h

http://www.omartim.com/
http://omartim.bandcamp.com/album/em-banho-maria

Sem comentários: