segunda-feira, 27 de maio de 2013

Black Leather - “Homomensura” (Sonic Beat Records)


















Ao segundo lançamento os Black Leather mostram uma vontade férrea em fazer diferente. Depois de no primeiro EP terem tornado demasiado evidentes quais as suas influências, chegados ao primeiro álbum a banda tenta encapotar mais os seus gostos. A coisa deixa de ser tão evidente. Mas não ao ponto  de deixar de ser o pós-punk a linha que orienta a sua construção musical.
Em “Homomomesura” as guitarras estão mais distorcidas, mais sónicas. As vozes muitas vezes encontram-se acamadas nessa enorme muralha de guitarras.”Judah” tema de abertura faz ainda a ponte com o anterior registo. Mais adiante repescam “Sweet Lies” do anterior EP, e aqui podemos confirmar as diferenças apontadas.
Já no anterior registo encontrávamos temas  em que a banda assumidamente mostrava o seu amor pelos Jesus And Mary Chain, agora essa paixão passa a assumir o primeiro lugar na grelha de partida, muito por culpas da distorção das guitarras. Contudo, convém frisar que todo o séquito de bandas que sempre motivou os Black Leather a criar, continua presente no seu imaginário. Estão é mais disfarçadas.
Estamos assim perante uma banda que ao chegar ao segundo trabalho, resolve sabiamente dar um passo em frente Sem perder a sua identidade resolve apostar numa outra forma de abordar a mesma matéria prima.
Tudo isto faz deles um projecto a ter seriamente em linha de conta, especialmente para quem gosta de sons mais negros.
Pena é que se calhar alguns vão passar ao lado deste registo, pelo simples facto de ele ter sido editado apenas em vinil.  E é de facto pena, pois esta obra merece toda a nossa atenção!

Nuno Ávila

Sem comentários: