Em 1955 é criado o primeiro conjunto rock de que há memória em Portugal o "Walter Behrend e o Seu Conjunto" e durante 2 décadas o rock cresce em Portugal, através de grupos como o Conjunto João Paulo, Quinteto Académico, Os Celtas, os Diamantes Negros de Sintra, os Gatos Negros, entre muitos outros.
O grande boom porém só acontecerá no final do anos 70 e início dos anos 80 quando apareceram inúmeras bandas demonstrando existir uma verdadeira mudança na forma de tocar Rock em Portugal através da instituição de um estilo próprio e de espantosas actuações ao vivo.
Rádio Macau, António Variações, UHF, Xutos & Pontapés, Sétima Legião e Heróis do Mar são algumas dos nomes que agitaram o panorama nacional chegando aos tops de vendas provando que havia mercado para este tipo de rock comercial, captando a atenção quer dos media, quer do público em geral.
Toda a década de 80 foi vivida de forma intensa com inúmeros êxitos comerciais e de airpaly que marcaram esta “década de ouro” do pop e do rock português. Criada a distância temporal necessária para se poder fazer um balanço do que foram os anos 80 é altura para fazer uma colectânea que seja uma escolha obrigatória e segura para quem quer ter o melhor do rock e do pop feito na altura em Portugal.
Alinhamento:
1. Rui Veloso - Chico Fininho
2. GNR- Efectivamente
3. Delfins - 1 Lugar Ao Sol
4. António Variações - Canção De Engate
5. Ban - Irreal Social
6. Diva - Amor Errante
7. Manuela Moura GUedes - Foram Cardos Foram Prosas
8. Sétima Legião - Por Quem Não Esqueci
9. Heróis Do Mar - O Inventor (Versão Single)
10. Paulo Pedro Gonçalves - Rapazes De Lisboa (Versão Urbana)
11. Grupo De Baile - Patchouly
12. Lena D'Água - Demagogia
13. Rádio Macau - O Anzol
14. Xutos & Pontapés - Remar Remar
15. UHF - Cavalos De Corrida
Sem comentários:
Enviar um comentário