domingo, 22 de setembro de 2013

NO AUDITÓRIO DE ESPINHO














No dia 19 de Outubro, os bracarenses peixe : avião, nome de destaque da nova música portuguesa, editaram recentemente o seu terceiro álbum, e sucessor de Madrugada, de 2010. O novo trabalho representa, em vários aspectos, uma mudança de direcção em relação aos registos anteriores do quinteto. A crueza da sonoridade e a simplificação do conteúdo musical é transversal aos nove temas que compõem o novo trabalho dos peixe : avião. Talvez por isso a banda nunca tenha soado tão directa e nunca tenha conseguido fundir tão eficazmente as diferentes facetas que assumiram ao longo do seu curto mas preenchido percurso, como agora o fazem. Talvez por isso este seja o álbum que melhor os define. Ainda em Outubro, no dia 25, sobe ao palco do Auditório de Espinho a cantora Elisa Rodrigues, dona de uma voz irrepreensível e reconhecida pelos seus pares. Em 2011, lançou Heart Mouth Dialogues, um primeiro CD aclamado pela crítica e público, onde a jovem cantora aborda temas clássicos do jazz como “Cry me a River” ou “Blame it on my youth”, mas também “Dumb” dos Nirvana ou “Roxane”. De 2011 para cá, Elisa Rodrigues já gravou com os ingleses These New Puritans com quem anda em tournée, desde junho passado. No início da Primavera 2013 foi também convidada para integrar a Songs Tour de Rodrigo Leão. Neste concerto será acompanhada ao piano pelo virtuoso Júlio Resende.

Em Novembro, no dia 1, o AdE recebe pela primeira vez um concerto integrado na programação do Misty Fest: Os Poetas. Rodrigo Leão e Gabriel Gomes voltam a encontrar-se num palco cheio de poesia: Autografia é um espectáculo baseado no novo disco do projecto Os Poetas em que os dois veteranos músicos descobrem as melodias que carregam os poemas de algumas das mais importantes vozes da nossa paisagem poética como Mário Cesarinny, Herberto Helder, Luísa Neto Jorge e Adília Lopes. Gabriel Gomes no acordeão e metalofone, Rodrigo Leão nas teclas e metalofone, um violino, um violoncelo e o actor Miguel Borges nas declamações, num espectáculo que se adivinha intenso e mágico, de cruzamento de paisagens poéticas feitas de palavras e paisagens musicais feitas de sons. A combinação perfeita. 
A fechar o mês, no dia 22 de Novembro, Teresa Salgueiro estreia-se no palco do Auditório de Espinho. Em 2012 a cantora lançou o seu primeiro álbum de originais, O Mistério. O seu percurso de 25 anos de dedicação ininterrupta à música culmina agora na criação de uma oficina de composição, cujas peças nascem do encontro da Teresa com os músicos que escolheu. E, pela primeira vez, dedica-se à composição das músicas e escrita das letras de todos os temas, que tratam de uma reflexão sobre a dimensão humana perante o mistério da vida. Esta música foi pensada especificamente para ser reproduzida ao vivo. Em palco é recriado o leque das diversas emoções presentes nos diferentes temas, partilhando com o público a alegria da construção da música e da energia geradas em cada concerto.

Em Dezembro, no dia 13, o Pulsat Percussion Group, grupo de percussão criado em Março de 2012, apresenta um programa que resulta do desafio aos compositores Daniel Bernardes, Igor Silva, João Pacheco, Jorge Prendas e Paulo Perfeito na criação de obras para quarteto de percussão baseadas em temas de músicas tradicionais e populares portuguesas, numa orgia musical contemporânea. É um concerto ousado, que se destaca pelas inúmeras estreias de compositores portugueses, numa verdadeira ode à música portuguesa. A fechar o trimestre, no dia 20 de Dezembro, a Orquestra Clássica de Espinho, com direcção do maestro Pedro Neves, como vem sendo habitual na programação no final do ano, apresenta um programa que celebra a temática do Natal, com um programa a ser revelado em breve.

Para mais informações poderão consultar o site oficial do Auditório de Espinho: http://www.musica-espinho.com 

Sem comentários: