terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

SIMÃO COSTA LANÇA CD



















O pianista Simão Costa apresenta o novo CD π_ANO PRE·CAU·TION PER·CU·SSION ON SHORT CIRCUIT no Festival Rescaldo, dia 27 de fevereiro, às 21h30 na Culturgest.
 
O compositor e pianista Simão Costa (também investigador das presentes conexões entre arte, ciência e tecnologia) é um exemplo particular de fetichista. O objeto do seu desejo é o piano: evidente no que faz está o amor pelo som e pelas gramáticas musicais que foram desenvolvidas ao longo destes três últimos séculos para o instrumento inventado por Bartolomeo Cristofori. Todas se intersectam em π_ANO PRE·CAU·TION PER·CU·SSION ON SHORT CIRCUIT, vindas da tradição clássica, das explorações experimentais do teclado branco-e-negro e das cordas no interior e até do jazz e da música improvisada.
 
Para ele, e tal como acontece com todos os demais fetichistas, isso não é suficiente: a imaginação de Costa quer levar o piano até aos limites e mais além, mesmo que tal signifique uma transfiguração radical da sua natureza e dos seus propósitos.
 
Utiliza o computador seja para uma difusão, e uma perceção, distinta dos sons produzidos, como para o processamento destes em tempo real, por meio de granulação e síntese. O resultado: muitas vezes em simultâneo, um regresso à mais a percussiva, e a transformação do piano num dispositivo eletroacústico sofisticado do Séc. XXI.
 
Preparações à maneira de John Cage e o tipo de fraseado flutuante e não-linear que ouvimos nas composições de Morton Feldman coexistem com síncopes rítmicas repetidas, como se Thelonious Monk e Steve Reich fossem a mesma pessoa, e com o tipo de atmosferas que Brian Eno e Alvin Lucier poderiam fazer se trabalhassem em conjunto. Tudo isto se realiza com um ouvido clínico.
 
Imaginamos Simão Costa numa mesa de disseção, abrindo órgãos humanos para verificar como funcionam e, precisamente, quando estão a funcionar.

Sem comentários: