terça-feira, 29 de abril de 2014

HEYLEL COM DISCO DE ESTREIA








 

O álbum de estreia da banda é claramente inspirado na procura incessante do autor por iluminação e significado. "Nebulae" é uma visão conceptual sobre a vida e a morte, representada na forma do ciclo de vida de uma estrela. O disco é apresentado com onze faixas dividas em quatro capítulos, desde o nascimento até à morte de uma estrela, criando passagens emocionais intensas pelas fases da existência.
 
"Nebulae" apresenta um som forte, negro mas ainda assim atmosférico, por vezes chegando a assemelhar-se a uma banda sonora. O disco combina as influências de rock progressivo da banda, incluindo versões de "I Talk to the Wind" dos King Crimson e "The Sage" dos Emerson, Lake and Palmer, com sons alternativos mais contemporâneos, variando do poder explosivo de "The Prophet" e as guitarras ultra pesadas de "Watcher of the Light", com sons mais suaves e ambientais como "Deeper" e "Wings of Eternity", tendo esta ultima um toque de influência barroca.
 
"Pura obra de arte" - Carlitos Lapis Voador, apresentador do programa Microondas na Rádio Manobras e fã incondicional de rock progressivo, na sua revisão à versão de "I talk to the wind", 2013.
 
Os Heylel desfrutam de liberdade criativa, evitando ligações com qualquer tipo de música em particular, redireccionando toda a energia para a criação de ligações emocionais e passagem de mensagens ao público, independentemente da abordagem melódica que sentirem apropriada para cada história. Isto é sobretudo fruto da experiência individual de cada músico nas mais diversas áreas artísticas.

O autor, Narciso Monteiro, antigo aluno da Escola de Jazz do Porto, foi também guitarrista e co-fundador dos The Gama GT Blues Project, uma banda portuguesa de originais de blues com dois discos editados. Em "Nebulae" gravou guitarras, baixo e teclados. Recentemente tem também trabalhado em outros projectos artísticos contemporâneos, como musicar o filme "Two Pence Magic" de Hans Richter, para a edição de 2013 do encontro de artes plásticas e cinema de animação Encontrarte Amares.
 
Ana Batista, a vocalista, tem uma forte instrução clássica e de coro de igreja, o que proporciona à banda um tom calmo e angelical, tornando cada música numa experiência equilibrada entre força e suavidade.
 
A bateria está ao cargo de Filipe Braga mas a sua estabelecida e reconhecida carreira como fotógrafo coloca-o também como o principal coordenador de imagem, no sentido de completar a experiência sonora com uma componente visual. A sua contribuição com as fotografias que representam cada música, que podem ser vistas no booklet do álbum, providenciam um complemento visual artístico ao conceito "mais que música" que a banda pretende nesta edição.

Mais tarde, Sérgio de Meneses, também da Escola de Jazz do Porto e membro de outros projectos na cena musical nacional, foi convidado como baixista para espectáculos, acabando por se tornar membro a tempo inteiro e gravando também vozes em "Watcher of the Light".
 
"...amazing style and sharp, intelligent writing on these tracks ...really love the vocal and gentle, graceful guitar style for "sometimes"..beautifully intimate and honest!" - Mike White Presents, Artista #1 do ReverbNation em 2013, na categoria House.
 
A gravação foi dividida entre o estúdio doméstico de Narciso Monteiro e o estúdio de fotografia e música de Filipe Braga, com maior dimensão e utilizado sobretudo para baterias e vozes. De forma a obter um som bastante personalizado e assegurar que todos os detalhes de produção iriam cumprir a visão do autor, toda a gravação, mistura e masterização foram feitas pelo próprio Narciso Monteiro.
 
Na opinião do autor, este nível de independência fornece ao disco uma personalidade original bastante forte e reforça a ligação emocional entre o criador e os ouvintes, pois cada opção musical é garantidamente como o autor pretendia.
 
Apresentado num Digipack de dimensão DVD, a própria caixa é também produto da contribuição de diversos artistas. As composições gráficas principais foram desenhadas por Mafalda Cruz, uma artista criativa especializada em teatro, filme e artes performativas. No interior estão também fotografias originais de Filipe Braga, realizadas especificamente para providenciar uma perspectiva visual a cada música.
 
O lançamento é suportado por um videoclip para o tema single, “The Prophet”, concebido e realizado também por Mafalda Cruz e já disponível para visualização online.
 

Sem comentários: