quarta-feira, 4 de junho de 2014

LENA D'ÁGUA DE REGRESSO



















Lena d’Água regressa com grandes temas que marcam a sua carreira e que vestem agora o som mais rock da Rock’n’Roll Station.

“Tudo começou numa noite de outono em Peniche, estávamos em 2010 e eu tinha sido convidada pelo Bruno Canas a participar no POPUP CITY Lisboa. O desafio era levar ao palco do Nimas um mini concerto num formato que rompesse com o que eu estava a fazer. Depois do álbum do Hot, editado em 2007, eu saíra de Lisboa e viera morar para a província. Estava a acabar de escrever o livro sobre o meu pai e o futebol dos anos 50 e fazia esporádicos concertos em duo de piano ou guitarra e voz.” Continua a Lena: “Nessa noite de Peniche cheguei antes da hora marcada para um jantar com amigos e resolvi ligar a uma amiga de muitos anos para que me sugerisse um restaurante catita. A Ana Moitinho tem o roteiro mais completo de restaurantes pelo país fora, de tantos anos de estrada, mas em Peniche assim de repente não estava a ver… mas como tinha lá amigos lhes ia pedir conselho. «Já te ligo.». Mas os amigos não atenderam e ficámos as duas um pouco mais à conversa, contei-lhe do popup e que não sabia ainda que formação alternativa ia inventar para a tal noite especial no Nimas… e aí a Ana volta a dizer «Já te ligo!» Remarcou o número dos tais amigos de Peniche, e voltou a ligar-me com o nome de um restaurante e um encontro marcado com os rapazes da Rock ‘n’ Roll Station. Foi assim que tudo começou. Falta só dizer que o concerto do Nimas calhou no dia de aniversário da Ana, 6 de Novembro.”

Foi com uma sala esgotada e a plateia a aplaudir de pé a energia primordial do rock das guitarras do João Guincho, do baixo do Paulo Franco, da bateria do Pedro Cação e da voz e das canções intemporais da Lena d’Água que se estreou este projecto inovador.

Resolvidos os compromissos assumidos anteriormente – do lado dos rapazes, a gravação e edição do disco “Fast Changing World” dos Dapunksportif e do lado da Lena, a edição do livro sobre o seu pai “José Águas, o meu pai herói” - voltaram a juntar-se para ensaiar e em 2013 a Lena e os rapazes entraram em estúdio para gravar os 13 temas escolhidos. Deste explosivo encontro resultou o “Carrossel”.

Sem comentários: