EP estreia do grupo a 14 Julho na MEO Music
17 Julho – Salão Brazil, Coimbra
18 Julho – Herdade da Prata, Porto
O projecto Uma Coisa em Forma de Assim pretende-se mostrar ao publico uma nova roupagem musical permitindo criar um registo único no panorama musical nacional sobre a musica e as danças tradicionais portuguesas e europeias. A sua especificidade, agora feita com saxofone, trombone, acordeão, piano/teclas, baixo e bateria/percussão, sendo a actual formação que contempla repertório que consiste em música original que respeita as estruturas das danças para as quais são compostas. Inicialmente os temas eram sobretudo valsas, mazurkas, círculos, scottisch, chapelloises, bourrés, pás d´ete, às quais juntámos mais tarde algumas danças alentejanas. Actualmente, a par de muitos temas originais, onde se contam algumas canções que respeitam também a estrutura das danças, ainda que a letra e a música sejam completamente novas, juntámos danças tradicionais de origem portuguesa, como o malhão, o corridinho, o fado batido, o vira, o pasodoble.
A abordagem a estas danças e canções, que se revela, tanto nos arranjos como na própria instrumentação, mostra as influências da formação eclética dos músicos, oriundos do rock/pop/funk, jazz, música erudita e música popular.
Na sua música captamos a impressão digital de uma urbanidade de mãos dadas com o sentido telúrico que há no ser Lusitano, neste chão prenhe de odores africanos, brasileiros, de sentidos miscigenados neste país-porto-fronteira de terras e mares entre a Europa e o mundo. Este registo é mais que um retrato, é uma acção, um gesto fundador de ponte e pote onde se enleiam melodias e danças que, qual semente, podem ver surgir novas culturas, novos devires, novos olhares. Podendo ser pretensiosos preferimos correr o risco à solução adequada.
Filipe Valentim - saxofones
Carlos Garcia - teclados
Eduardo Gonçalo Jordão - baixo
Eduardo Lála - trombone
Emanuel Marçal - acordeão
Gonçalo Santuns – bateria
Carlos Garcia - teclados
Eduardo Gonçalo Jordão - baixo
Eduardo Lála - trombone
Emanuel Marçal - acordeão
Gonçalo Santuns – bateria
Sem comentários:
Enviar um comentário