sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

AIRES & RUI P. ANDRADE EDITAM DISCO



















Depois dos respectivos álbuns de estreia a solo, os dois músicos madeirenses juntaram-se para uma colaboração num género que ainda que presente nos dois percursos, manifesta-se como pouco explorado, o noise. Gravado sob o formato jam, o disco, “Pânico-Ambiente”, é o resultado de abordagens distintas ao género: por um lado o recurso ao processamento em tempo real do sinal captado via microfones de contacto, por outro lado os sintetizadores. Com pouco mais de 30 minutos de duração, o disco é constituído por duas faixas onde predomina o ruído maquinal em oposição a tímidas investidas de ordem . O disco foi lançado em formato digital e físico pelo Colectivo Casa Amarela, do qual os dois músicos fazem parte. O artwork foi feito por outro membro do colectivo, Mafalda Melim.

O álbum está disponível para escuta e download nos seguintes links:

https://casaamarela.bandcamp.com/album/p-nico-ambiente
https://aires.bandcamp.com
http://ruipandrade.bandcamp.com/

Aires é o pseudónimo de um sonoplasta madeirense no activo desde meados da década passada. O projecto Aires tem apenas alguns meses de existência, no entanto representa anos de experimentação em áreas tão distintas como os sons digitais, samples e field recordings. O disco homónimo de estreia, lançado em Fevereiro de 2014 pela Enough Records, mostra essa evolução sonora em 30 minutos, divididos por três faixas e por um interlúdio.

Nascido em 1993, Rui P. Andrade é um produtor e sonoplasta madeirense. Foi parte integrante do trio de Noise/Black Metal Ecos, com os quais acrescentou três trabalhos à sua discografia. Mais tarde, da colaboração com Nelson P. Ferreira, editou “Ponta Gorda” e “White Mother”. É com base em guitarra e utilização de field recordings que tem vindo a construir a espinha dorsal dos seus registos. “Vessels” marcou o seu primeiro passo a solo, tendo sido lançado pela BRØQN em Dezembro de 2012.
 

Sem comentários: