sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

NOVO DISCO DE RITA BRAGA

O novo disco da  Rita Braga é o EP “Gringo In São Paulo”, sucessor do aclamado álbum de estreia “Cherries That Went To The Police” (2011), que irá chegar às lojas no dia 30 de Março! Os concertos de lançamento estão confirmados para dia 26 de Março na ZDB e dia 27 de Março no Passos Manuel!

Enquanto que em “Cherries...” Rita Braga reinterpretou temas oriundos de vários países e em várias línguas, desta vez surgem cinco temas originais e inéditos que compôs no período em que morou no Brasil em 2013, gravados na Casa do Mancha, um estúdio de gravação e local de concertos conhecido na cena musical independente paulistana:

Para além da voz, ukulele e teclados de Rita Braga, o disco conta com a participação de vários músicos de São Paulo: Mancha Leonel (bateria), Bernard Simon Barbosa (guitarra eléctrica e baixo), Pedro Falcão (cuíca e pandeiro), José Vieira (piano), Peri Pane (violoncelo), Matheus Zingano (guitarra acústica), e ainda uma participação de Chris Carlone, o músico norte americano com quem tem vindo a colaborar desde 2008. O disco foi recentemente terminado no Porto com Marc Behrens (mistura e masterização) e a capa do vinil foi concebida por Marc Behrens e Rita Braga.

A edição física é um vinil de 7” com os temas “Gringo in São Paulo” e “Erosão”, acompanhado de um download cardcom os cinco temas que integram o EP. Cada canção tem uma atmosfera muito singular e as influências passam por Tom Zé, Carmen Miranda, Bob Dylan, Sílvio Caldas ou Black Sabbath. O single que dá o nome ao disco é em “ingrês” (em “gringo”) e terá um vídeo de animação pelo artista sérvio Vuk Palibrk. Os outros temas são cantados em português mas em cada um a voz de Rita Braga ganha um contorno, expressão e sotaque diferente.

Ao longo dos últimos anos, Rita Braga tem realizado numerosos concertos e digressões pela Europa, Brasil e Estados Unidos, geralmente atuando a solo e ocasionalmente com convidados. Em Portugal foi um dos Novos Talentos Fnac 2007, participou em “Femina” de Legendary Tigerman (fez a primeira parte dos Coliseus do músico), apresenta-se ao lado de Presidente Drógado sob o pseudónimo Marciana Verde, gravou piano em “Sic Transit” de Bernardo Devlin e iniciou o projeto “R.I.T.A” com Vítor Rua, entre outras colaborações. Em 2014, fez duas digressões extensas nos Balcãs e atuou também em palcos na Itália, Polónia, Bélgica, Suécia e gravou com o músico espanhol Victor Coyote no seu último disco “De Pueblo y de Río”.

Sem comentários: