Conhecida pelas peças que cria e interpreta enquanto bailarina e coreógrafa, Tânia Carvalho regressa ao palco do Theatro Circo com “Idiolecto – Where two becomes a third” (14 de Maio, 21h30), concerto em que mistura peças de música clássica com reminiscências de canções pop e rock.
Inicialmente sozinha em palco, apenas acompanhada por gravações instrumentais, Tânia Carvalho conta agora com o contributo da pianista Joana Gama.
Da junção das interpretações vocalmente intensas e muito pessoais de Tânia Carvalho com o refinamento interpretativo de Joana Gama surgem encontros tão imprevisíveis como Cindy Lauper e Erik Satie ou Chopin e The Doors.
Natural de Viana do Castelo, Tânia Carvalho iniciou-se na dança clássica com cinco anos, direcionando a sua formação para a dança contemporânea, que culminou com o ingresso no Fórum Dança e, mais tarde, com o curso de Coreografia da Fundação Calouste Gulbenkian.
Responsável por vários projectos, tanto a nível interpretativo como criativo, Tânia Carvalho destacou-se na autoria das peças “Explodir em Silêncio Nunca Chega a ser Perturbador”, “Na Direcção Oposta”, “Um Privilégio Característico”, “Uma Lentidão Que Parece uma Velocidade”, “Olhos Caídos” ou “Movimentos Diferentes”.
Co-fundadora da associação de promoção cultural “Bomba Suicida”, a bailarina e coreógrafa tem também explorado a sua faceta musical de onde surgiram, a par de “Idiolecto”, os projetos “Moliquentos”, “Trash nymph” e “Madmud”.
Joana Gama, pianista e investigadora natural de Braga, foi vencedora da edição de 2008 do Prémio Jovens Músicos na categoria de piano. A sua actividade concertística desdobra-se em recitais a solo, colaborações com diferentes agrupamentos portugueses e concertos com orquestra. Na classe de António Rosado, concluiu em 2010 o mestrado em interpretação na Universidade de Évora, onde prossegue atualmente estudos de doutoramento sobre música contemporânea portuguesa para piano. Como pianista e performer, nos últimos anos tem estado envolvida em projectos que associam a música às áreas da dança (Tânia Carvalho, Luís Guerra, companhia Útero), do teatro (Esticalimógama), da fotografia (Eduardo Brito) e do cinema (João Botelho, Miguel Seabra Lopes). Acaba de lançar o seu primeiro disco: QUEST, um projecto de piano e eletrónica partilhado com o músico Luís Fernandes.
Ingressos, a 5 € (Cartão Quadrilátero: 2,5 €) disponíveis em www.theatrocirco.bilheteiraonline.pt, na bilheteira do Theatro Circo, lojas Fnac e estações CTT aderentes.
.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário