Setembro 2015 - Aqui Base Tango, Coimbra
Grutera + Branches
sábado dia 12, 17h
Grutera é o alter-ego de Guilherme Éfe, guitarrista nascido na Nazaré. Em 2013 estreou-se nas edições discográficas com "Palavras Gastas" e rapidamente criou burburinho na imprensa nacional devido à sua abordagem à guitarra.
Um ano depois e após apresentar-se de Norte a Sul do país, está agora de regresso com um novo disco, o segundo na sua curta mas já preenchida carreira
O Passado Volta Sempre" foi gravado no Mosteiro de Santa Maria de Cós, em Alcobaça, um edifício datado do séc.XIII, revestido a azulejo e com uma reverberação natural estonteante.
Branches é o projecto a solo de Pedro Rios.
Desde 2006 tem lançado inúmeros discos nos formatos menos usuais (K7s, CD-Rs e mp3), todos gravados em casa, nas quais explora as possibilidades de sintetizadores baratos, guitarras solarengas e o ocasional sentimento mais pop. Este ano, lançou o LP “Para Ver o Sol (Selecções 2006-2014)”, uma edição Wasser Bassin que reúne momentos do percurso de Branches.
"Portugal’s Pedro Rios records dreamy, echo-soaked instrumental pop." - STEREOGUM
"I'm a complete sucker for this sound." - WARREN ELLIS, génio dos "comics"
www.branchesbranches.bandcamp.com
Cave Story + Surma
sábado dia 26, 17h
Os Cave Story são uma banda nascida nas Caldas da Rainha, terra mitológica onde acontece tudo e nada ao mesmo tempo. Formados em 2013, lançaram um conjunto de demos que chamou a atenção de vários promotores e festivais nacionais e internacionais como a FatCat Records e o Reverence Valada.
Em 2014, editaram o single "Richman", um tributo apaixonado a Jonathan Richman e uma versão do tema "Helicopter Spies" dos Swell Maps, que o próprio Jowe Head (Swell Maps, Television Personalities) questionou se não seria um bootleg esquecido no qual ele estaria a tocar.
Ainda no final de 2014, colocaram o seu primeiro EP "Spider Tracks" em pré-venda online(...). Nele há vestígios do post punk dos The Fall, The Feelies, Swell Maps, mas também psicadelismo. Não ácido, mas daquele que é sobre repetição. Há jogos de violinos que dificilmente não farão lembrar os Velvet Underground ou as Raincoats e uma ternura sufocante que muito deve aos Pavement em “Fantasy Football”.
Há quem tenha medo de papões, pessoas e até mesmo animais domésticos, tipo galinhas.
A Débora Umbelino, ou Surma, tinha medo do contrabaixo, talvez pelo tamanho do bicho. Há uns meses ganhou coragem, comprou bilhete de autocarro para Lisboa e meteu-se no Hot Club, esse mesmo, para aprender a dar corda àquelas notas barbudas.
Sem comentários:
Enviar um comentário