sábado, 19 de setembro de 2015

GUATEMALA COM DISCO A CHEGAR

O single de estreia, intitulado "A Grande Máquina", é apresentado dia 23 de Setembro, com vídeo oficial a acompanhar, com a participação muito especial do talentoso Jimi Jah.
 
Guatemala é Bernardo Basílio Alexandre, nascido a 30 de Dezembro de 1992 numa madrugada muito fria dentro de um automóvel à porta dos Bombeiros Voluntários de Odivelas, a caminho do Hospital.
A sua ligação mais forte com a música começou aos 14 anos. No dia de aniversário de Kurt Cobain, uma das influências fortes de Bernardo, decidiu começar a aprender a tocar guitarra. Nesse mesmo dia aprendeu a tocar duas músicas. “Come As You Are” e a versão Nirvana de “The Man Who Sold The World”, original de David Bowie.
A partir desse momento decidiu: “Quero ser músico!”, e começou a praticar todos os dias, durante horas e horas a fio. Começou a ter aulas de guitarra com Ricardo Barriga, com quem esteve durante quase 5 anos de evolução constante.
Durante os primeiros anos, participou em diversos projectos mais na “brincadeira”, que serviram de crescimento e aprendizagem. O primeiro projecto mais sério foi uma banda de versões chamada Rockabilly, que marcou a sua estreia como baixista.

Em 2010, ainda com 17 anos, abraça o seu primeiro projecto profissional, assumindo o papel de baixista dos já míticos e “veteranos” Dalai Lume. Ainda com idade de miúdo, partilhou o palco com nomes históricos como GBH, Jello Biafra And The Guantanamo School of Medicine e Marky Ramone.

Em Agosto de 2015 apresenta o seu projecto a solo, ao qual dá o nome de GUATEMALA. Incubado há já um ano, esta nova vida do Bernardo é marcada pela surpresa e diversidade musical. Com uma sonoridade e conteúdo lirico bastante próprio, promete muita versatilidade, imprevisibilidade e irreverência, tudo aliado a um talento e humildade enormes. Com contrato assinado com a Infected Records e uma forte motivação e vontade de trabalhar, o futuro de Guatemala é risonho.

A acompanhar GUATEMALA estão 3 parceiros musicais  e amigos de longa data, super importantes neste, ainda, curto percurso:

João “Jimi Jah” Dias, que dispensa grandes aprensentações. Aos 16 anos apresentou-se ao público, com o seu projecto a solo, influenciado pelo Reggae e derivados. Participa no single de estreia de Guatemala, “A Grande Máquina”, e certamente mais participações vão surgir no futuro.
Nuno André “Cenoura” é um dos músicos em Guatemala e um dos braços direitos do projecto: é responsável pelo sampling, sintetizadores, efeitos e scratches ao vivo.
Com influências que passam pelo Hip-Hop, Hardcore, Punk, Drum’n’Bass, Trap ou Metal, convence pela sua simplicidade e versatilidade.
 Rodrigo Dias, guitarrista de Dalai Lume, é também ele um dos braços direitos de Guatemala. Ajuda na produção musical e é responsável pela mistura e masterização das canções.

Sem comentários: