terça-feira, 12 de janeiro de 2016

AL-JIÇÇ AO VIVO













Os Al-jiçç vão dar um concerto no espaço 'Renovar A Mouraria' no dia 30 de Janeiro de 2016 às 19h.

'Livro de Areia'

Ouvir em:

Gravado em take direto em estúdio num dia de Dezembro de 2014, ‘Livro de Areia’ revela uma faceta mais elétrica do repertório de Al-jiçç, combinando melodias mediterrânicas com a crueza rock, grooves do Médio Oriente e do Norte de Africa e improvisações modais. Al-jiçç em ‘Livro de Areia’ é liderado por Nuno Damião na guitarra elétrica e composição, com Gonçalo Lopes nos clarinetes sopranos e baixo, Ricardo Freitas no baixo acústico e Jorge Lopes Trigo na bateria e percussão. O título do disco é uma referência ao conto de Jorge Luís Borges. 

Biografia

Projecto criado em 2007 em Algés por Gonçalo Lopes no Clarinete-baixo e Nuno Damião no trompete com o objectivo de criar e improvisar melodias dentro da diversidade das escalas e dos ritmos da música mediterrânica. Numa fase inicial Al-jiçç contou com a colaboração de vários percussionistas em ensaios e apresentações, como o concerto em 2008 no Festival Andanças inserido na programação da Igreja.

Em 2011, com contrabaixista Francisco Artur e o baterista Vitor Costa, foi gravado o Cd ‘Mostar’ com 14 temas. ‘Mostar’ foi bem recebido pela crítica (Time Out, Jornal de Letras, Antena 2) e foi promovido em concertos no Festival Andanças, na Festa do Avante, no Festival Junta-te ao Jazz e em vários sítios em Lisboa como o MusicBox, Bacalhoeiro, Fábrica do Braço de Prata e Café Tati.

Em 2013 Nuno Damião escreveu um conjunto de temas inspirados no romance ‘Neve’ de Orhan Pamuk, que deram origem ao CD ‘Estórias de Kars’. Este CD foi gravado em Portalegre, no intervalo de actuações do grupo no Festival Andanças desse mesmo ano, com a habitual colaboração do clarinetista Gonçalo Lopes, fundador de Al-jiçç e colaborador de Luísa Amaro e de Ricardo A. Freitas, baixista, compositor de música para teatro e líder dos grupos Interlúnio e GRIP. 

Na tarde de 28 de Dezembro de 2014 foi gravado o CD ‘Livro de Areia’.

Sem comentários: