A Casa da Música acolhe no dia 20 de fevereiro, sábado, às 22h30, o bomPorto – concerto pelos sem-abrigo, um concerto de solidariedade para angariação de fundos para a população sem-abrigo da cidade do Porto, bem como de sensibilização para o fenómeno. Os bilhetes, no valor de 10€, podem ser adquiridos na bilheteira ou através do site da Casa da Música.
O concerto conta com a adesão dos seguintes músicos: As 3 Marias, Cabaret Fortuna, Manel Cruz, O Incrível Homem Bomba, Osso Vaidoso, Plaza, Rui David & Projecto Alarme e os Som da Rua e ainda com a participação do actor Rui Spranger e do poeta Renato Filipe Cardoso.O bomPorto – concerto pelos sem-abrigo é organizado pela Plataforma “As Vozes do Silêncio-Les Voix du Silence” do NPISA do Porto (Núcleo de Planeamento, Intervenção para as Pessoas em Situação de Sem Abrigo do Porto) e destina-se à angariação de fundos destinados a completar custos associados às necessidades decorrentes do processo de reinserção social tais como: tratamentos dentários, próteses dentárias, óculos, cauções para acesso a aluguer de casa e equipamento doméstico.
“As Vozes do Silêncio - Les Voix du Silence” é uma das quatro plataformas do NPISA do Porto que reafirma através da arte a acção colectiva na reconstrução de espaços sociais, onde todos tenham voz. As outras são a Plataforma das Organizações Voluntárias, a Plataforma da Triagem e Acompanhamento Social e a Plataforma+Emprego (P+E).
O NPISA do Porto é uma rede interinstitucional que agrega 68 organizações, nomeadamente serviços públicos, IPSS’s, academias, associações artísticas e organizações voluntárias do Porto, que dirige a sua acção às pessoas sem-abrigo da cidade do Porto, de forma planeada e articulada para retirar da rua e integrar socialmente.
O NPISA iniciou a sua acção, em Março 2009, com cerca de 2500 pessoas na rua. Atualmente mantém cerca de 900 pessoas em acompanhamento social e de saúde, das quais 45 inscritas na P+E, sendo que 22 já se encontram a trabalhar. A pernoitar na rua e sem acompanhamento técnico, ainda há cerca de 100 pessoas observáveis, sendo que se estima haver cerca de 400 distribuídas por casas abandonadas e que não são visíveis.
O bomPorto – concerto pelos sem-abrigo conta ainda com a produção da Sister Ray, com o apoio da Casa da Música e da Porto Lazer – Câmara Municipal do Porto.

Sem comentários:
Enviar um comentário