terça-feira, 26 de abril de 2016

GNRATION FAZ 3 ANOS








Concertos, dj sets, exposições, instalações e oficinas para os mais novos, entre outras atividades, preenchem  programa do gnration open day que assinala os três anos do espaço de referência cultural nortenho.

Situado na capital de distrito mais jovem do país e uma das mais jovens da Europa, o projeto resultante da Braga 2012: Capital Europeia da Juventude assinala três anos de existência com as portas abertas e um leque variado de iniciativas culturais. A 30 de abril, o espaço que se tornou um polo de referência cultural no país oferecerá ao público concertos das bandas portuguesas Sensible Soccers, Glockenwise, PZ e Filho da Mãe.

O gnration open day arrancará logo pela manhã com atividades de serviço educativo. O workshop de programação para os mais pequenos Coderdojo, os Primeiros Bits, iniciativa que expõe crianças e jovens às novas tecnologias aplicadas à arte ou as Melopeias, um espetáculo de música dirigido a crianças, constituem o programa para os mais novos.

Ao longo do dia, o público poderá visitar as instalações Non Human Device#3, por Boris Chimp, instalação interativa que explora interfaces audiovisuais, e Urban Algae Folly extended, uma representação sonora por Rui Dias a partir da primeira peça arquitetural viva do mundo, caracterizada por integrar culturas de microalgas e protocolos de cultivo digital em tempo real. Em projeção non-stop, o gnration exibirá três documentários: Outros Cantos, uma produção própria que retrata a construção de um espetáculo de comunidade com elabora uma revisão contemporânea do canto tradicional minhoto; Sonic Boom: Artist In Residence, documentário do realizador Eduardo Morais sobre a residência artística de Peter Kember (fundador dos Spacemen3) levou a cabo no gnration; e (re)GNRation, o primeiro minidocumentário do Atelier Carvalho Araújo que mostra como o edifício gnration se foi adaptando às diferentes necessidades e como se desenrolou o seu processo de pós-ocupação.

O evento terminará com dj sets a cargo de elementos dos Sensible Soccers e daRádio Universitária do Minho, que também estará presente e transmitirá umaemissão especial a partir do local. Em 2014, o gnration recebeu mais de 16 mil visitantes, número que em 2015duplicou para mais de 34 mil visitantes, um crescimento potenciado pelo aumento da atividade do edifício, pela valorização da marca gnration e pela fidelização depúblico. No que toca ao seu programa cultural oficial, nos últimos dois anos, e sob alçada artística do programador Luís Fernandes, o gnration tem marcado diferença a norte do país com uma aposta vincada na música contemporânea e nas artes digitais, colocando Braga no mapa cultural nacional e internacional com concertos, residências artísticas, exposições, instalações, serviço educativo e espetáculo de comunidade. Artistas de referência e reconhecimento global como Panda Bear, Lee Ranaldo ou Bonnie ‘Prince’ Billy estão entre as dezenas que se apresentaram no edifício da Praça Conde de Agrolongo, antigo Campo da Vinha. Só em 2015, em números referentes a um ano de programação cultural, passaram pelo gnration mais de 15 mil pessoas, provenientes de vários pontos do país e também da Galiza, valores de assistência repartidos por mais de 70 eventos que incluíram um total superior a meia centena de artistas nacionais e internacionais. No que toca ao serviço educativo, uma aposta em crescendo na programação, cerca de 1500 jovens participaram em diversas atividades de cariz pedagógico. Ainda no mesmo ano, o espaço albergou pelo segundo ano consecutivo o festival de música eletrónica SEMIBREVE e a estreia na cidade do Festival Para Gente Sentada.

Para além da forte componente cultural, o gnration engloba ainda nas suas instalações a incubadora de empresas Startup Braga e a Loja Europa Jovem, um espaço pioneiro no apoio à mobilidade jovem europeia.

Em 2016, o gnration irá ainda arrancar com uma parceria entre o Laboratório Ibérico de Nanotecnologia (INL) e o Município de Braga, que proporcionará uma aproximação entre nanotecnologia e arte através de um programa que colocará artistas junto de cientistas, aproximando estas duas áreas numa iniciativa de vanguarda.

Para o trimestre de Abr-Jun, o gnration tem agendado concertos com nomes como Tim Hecker (9 maio), Capitão Fausto (14 maio), White Fence e Steve Gunn (30 maio), Föllkazoid (17 junho) e B Fachada (25 junho).

Em julho, num novo trimestre cultural, e em parceria com o Milhões de Festa, receberá uma residência artística e ensaio aberto por Sun Araw Band, que posteriormente apresentará o trabalho resultante no festival barcelense.

PROGRAMA
10:00 às 04:00
entrada livre

Serviço Educativo
Coderdojo
10:00 > 12:00 – sala de conferências
Melopeias (sessão 1)
11:00 > 12:00 – sala multiusos
Primeiros Bits
11:00 > 19:00 – startups
Melopeias (sessão 2)
15:00-16:00 – sala multiusos

Música
Glockenwise
17:00 – blackbox
Sensible Soccers
22:00 – blackbox
RUM Soundsystem
22:00 > 02:00 – pátio exterior
Filho da Mãe
23:00 – sala multiusos
PZ
00:00 – blackbox
Sensible Soccers Dj Set
02:00 > 04:00 – sala multiusos

Instalação
10:00 > 02:00
Non Human Device #3, por Boris Chimp
galeria gnration
Urban Algae Folly Extended, uma instalação sonora por Rui Dias
galeria INL

Cinema / Vídeo
10:00 > 02:00
Projeção de Documentários: Outros Cantos, Sonic Boom: Artist In Residence,
(re)gnration
sala serviço educativo
Projeção de vídeos Braga International Video Dance Festival
escadas

Sem comentários: