segunda-feira, 5 de setembro de 2016

JOÃO C. SOUSA EDITA SINGLE














Do Porto chega-nos João C. Sousa, compositor não instrumentista com percurso traçado no mundo audiovisual e que se prepara agora para lançar o seu primeiro registo a solo com o selo da Music For All.

“How to Switch Dimensions” é o single que precede esta nova fase do músico, uma criação sem lugar, tempo ou espaço que leva o ouvinte numa viagem pelos labirínticos confins da mente. Para explorar, sem reservas.

João C. Sousa é um compositor não-instrumentista do Porto com um grande fascínio pelo mundo audiovisual.
 
Desde a adolescência que compõe e grava a música que faz, tendo inclusivé feito parte de várias bandas de garagem em contexto pop. Em criança iniciou-se no estudo do piano na escola de Jazz do Porto, tendo já em adulto dedicando-se ao violoncelo, no Conservatório de Música da Maia.
 
Ao longo do seu percurso, João C. Sousa tem tido a oportunidade de musicar cinema en publicidade. Em 2005 foi agraciado com o prémio “Novos Criadores” na categoria de composição musical. Em 2007 compôs a banda sonora original para a longa-metragem “Sombras- Um Filme Sonâmbulo” de João Trabulo sobre os universos multifacetados do poeta Teixeira de Pascoaes. Em 2013 assinou a música para o spot publicitário do IIIº Festival Internacional de Cinema (CINECOA) e para a exposição “3 Mini” realizada nam “Máquinas de Outros Tempos”. Dois anos mais tarde compôs a música para o vídeo promocional de suporte ao livro de fotografia de Júlio Aires intitulado “6:30 a.m.”.
 
Melómano confesso, conserva na sua redoma intocável figuras como Bach, Purcell, Rameau, [...] Laurie Anderson, John Lurie, Jeff Buckley, Kraftwerk, Einstürzende Neubauten, Swans, Depeche Mode, Coil, ou os portugueses Noiserv, Clã, Mão Morta e Madredeus. Acalenta ainda o sonho de poder vir a compor para teatro e para videojogos.

Sem comentários: