quinta-feira, 1 de setembro de 2016

NOS EM D’BANDADA REGRESSA COM NOVOS FORMATOS E HORIZONTES















A música volta a tomar conta da baixa do Porto a 17 de Setembro. O NOS Em D’Bandada regressa com a montra da música portuguesa, agora num formato que cresceu para novas latitudes de expressão portuguesa. Noite africana no Coliseu, ciclo de cinema documental e o regresso do mítico Club Kitten, são alguns dos muitos destaques da pluralidade de formatos deste ano.

Viver no Coliseu uma grande festa de música africana, ver na Praça dos Leões dois Sound Systems frente a frente numa manifestação única em espaço urbano ao ar livre, vivenciar o regresso de uma das noites mais míticas do Porto e antecipar a festa com uma mostra de cinema, são alguns dos ingredientes que fazem desta uma edição renovada e que aposta na entrega da música às pessoas nas mais diversas formas e géneros.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, parceira do NOS Em D´Bandada desde a sua primeira edição, em 2011, e com um forte envolvimento deste parceiro na reinvenção do projeto ano após ano, identificando novos espaços que acrescentam valor ao formato e que cada vez mais contribuem para celebrar a música na cidade do Porto.

A programação com a maior pluralidade de sempre ficou a cargo de Henrique Amaro, diretor artístico e programador.

Destaques e novidades 2016

Comecemos pelo início. Há Filmes no NOS Em D’Bandada. Este ano o evento antecipa-se e traz consigo uma mostra de cinema documental com a música como elemento central. Em parceria com o Porto/Post/Doc, o NOS Em D’Bandada leva, de 13 a 16 de setembro, à sala Passos Manuel, uma mostra de cinema que contará com a presença de convidados especiais que irão debater sobre a sua inspiração e os fenómenos de transformação da música contemporânea:

JANIS: Little Girl Blue, dirigido por Amy Berg – com a convidada Marta Ren (Marta Ren & The Groovelets)) – 13 de setembro

Punk Is Not Daddy, drigido por Edgar Pêra, - convidados David Pontes (Cães Vadios) e Joaquim Durães (Lovers & Lollypops) – 14 de setembro

Phil Mendrix, dirigido por Paulo Abreu - convidados André Tentugal (We Trust) e Paulo Praça (Plaza, Turbo Junkie e Grace) – 15 de setembro

We’re Still Here: Johnny Cash’s Bitter Tears Revisited, dirigido por Antonino D'Ambrosio – com o convidado Francisco Silva (Old Jerusalem) - 16 de setembro

No dia 17, dia do evento, são vários os traços que se revelam nesta edição:

O Silo Auto apresenta-se como novo grande espaço musical e marcará o início da edição deste ano:
A pensar em todos aqueles que querem começar a festa mais cedo, o músico Miguel Araújo, que vimos crescer e reinventar-se desde a primeira edição, traz consigo um formato inédito ao interpretar temas que compôs para o reportório de inúmeros artistas portugueses – desde Ana Moura, António Zambujo e Carminho. A abrir atuarão dois artistas escolhidos por si, a partir das 14h, no 7ª andar do Silo.

O Silo Auto vai receber, também a partir das 14h, um mercado de música e um espaço de refeição para quem quer começar a tarde de sábado de forma diferente.

O Coliseu Porto volta a surpreender e a reinventar-se, assumindo um dos papéis principais e a abrir portas a uma grande festa de música Africana, com destaque para a Selma Uamusse e Bonga. O Dj Rocky Marsiano assegura que a música não pára na abertura e nos intervalos dos concertos.
O regresso do mítico Club Kitten à cidade do Porto é também uma dos grandes marcos do NOS EM D Bandada 2016. A comemorar este ano 15 anos de existência, João Vieira, aka Dj Kitten, que em 2001 trouxe consigo toda a frescura da cena musical londrina, recriará no fim da noite uma festa num dancefloor preparado para a ocasião. Artistas convidados serão anunciados brevemente.

A Praça dos Poveiros não perde o seu posicionamento urbano e contará novamente com grandes nomes do hip-hop português. Destaque para a atuação dos Orelha Negra na cidade do Porto.
O Passeio das Virtudes volta a fazer parte da programação do NOS Em D’Bandada e recebe a apresentação de alguns dos novos temas do novo disco dos You Can’t Win, Charlie Brown e os Salto, banda da cidade.

A Praça dos Leões vai receber uma apresentação de dois soundsystems que se complementam com a partilha de sets entre dois DJs de serviço: Simply Rockers e Roots Dimension.

Nuno Lopes, o ator que deu a cara pela recente campanha do novo serviço da NOS, a UMA, vai ser o DJ de serviço na Rua Cândido dos Reis.
O Jardim da Cordoaria receberá programação especial para o universo infanto-juvenil, com concertos e atividades didáticas, sempre com a música como pano de fundo.

 O NOS Em D’Bandada 2016 propõe-se levar a música às pessoas em múltiplas formas e linguagens. A diversidade de estéticas musicais e a sua exibição em palcos públicos e privados continua a definir a NOS Em D’Bandada como uma das maiores ofertas culturais do nosso País. Mais um ano em que se pretende que este evento seja uma manifestação das pessoas do Porto. Pessoal e intransmissível.

Da cidade para a cidade

O cartaz do evento pretende funcionar como base para algo maior e dinâmico. A ideia é simples: desafiar a cidade (os portuenses e os seus espaços, os cafés, os hotéis, os hostels, os restaurantes, os bares, as lojas, os museus e o cinema) a aproveitarem o pretexto de uma noite diferente para avançarem, eles próprios, com iniciativas que se possam articular com a restante programação. Concertos, exposições, tertúlias para amigos, clientes, quem passa. Todas as iniciativas no âmbito do espírito do NOS Em D´Bandada são bem-vindas.

Para o País e convidados

Com entrada livre em todos os espaços e com música por todo o lado, este é o momento ideal para arriscar novas descobertas. Basta estudar o cartaz, desenhar a rota ideal e ir espreitando as várias propostas. A diversidade de géneros musicais convida a novas aventuras e novas experiências.

Curadorias

A Lovers & Lollypops programa novamente o Plano B. O blogue Bodyspace programa o Café Au Lait. A Principe Discos apresentará os muito conceituados e mais recentes projetos da editora no Passos Manuel. A Turbina encarrega-se da programação infanto-juvenil no Jardim da Cordoaria. Os Maus Hábitos abre portas com programação própria especial.

Já referenciado, o Porto/Post/Doc em parceria com o NOS Em D’Bandada, trará a música num novo formato ao evento, com a mostra de cinema documental.

Artistas

800 Gondomar, Bispo, Bonga, Cachupa Psicadélica, Cave Story, Chibazqui, Club Kitten, Corona, Correia, Dj Rocky Marsiano, DJs Bodyspace, Edu Mundo, Filho da Mãe, First Breath Afetr Coma, Fugly, Galgo, Ghost Hunt, Gin Party Soundystem, Golden Slumbers, Grutera, Kezo, Kimi Djabaté, Landim, Lemon Lovers, Lourenço Crespo, Marvel Lima, Miguel Araújo, Nuno Lopes, Old Yellow Jack, Orelha Negra, Plus Ultra, Príncipe Showcase, Pro'Seeds, Quelle Dead Gazelle, Roots Dimension Soundsystem, S. Pedro, Sallim, Salto, Selma Uamusse, Simply Rockers Soundsystem, Surma, Tatanka, The Dirty Coal Train,The Miami Flu, The Poppers, The Sunflowers, Toulouse, You Can’t Win, Charlie Brown.
Espaços

Ateneu, Café Au Lait, Cave 45, Coliseu Porto, Era uma vez em Paris, Jardim Cordoaria, Maus Hábitos, Passeio das Virtudes, Passos Manuel, Plano B, Praça dos Leões, Praça dos Poveiros, Rua Cândido dos Reis, Silo Auto

Como sempre, todos os espetáculos são de entrada livre, estando a entrada limitada apenas pela lotação de cada espaço.

Acessos

Na edição passada, o comboio revelou-se, uma vez mais, uma excelente opção de mobilidade, tendo viajado cerca de 10 mil pessoas para o NOS Em D’Bandada 2015.

Para a edição 2016, a CP disponibilizará novamente uma oferta especial de serviços na noite do evento nas quatro Linhas dos Comboios Urbanos do Porto – Braga, Guimarães, Marco de Canaveses e Aveiro.

Estas viagens poderão ser feitas com o Bilhete Especial NOS Em D’Bandada – 2€ ida e volta - com origem em qualquer ponto da rede urbana e do Porto.

 A edição 2016 do NOS Em D´ Bandada foi hoje apresentada, em conferência de imprensa no Silo Auto, com a presença de Rita Torres Baptista, diretora de Marca e Comunicação da NOS, de Henrique Amaro, programador do evento e do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira. O DJ Kitten deu ao tom do evento com a sua música.

Sem comentários: