quarta-feira, 5 de outubro de 2016

ATR APRESENTA




















6 de Outubro | quinta-feira | 23h

dbh (uk)
Peter Wood (pt)

Damas
Rua da Voz do Operário, 60 - Lisboa
entrada livre

Peter Wood criou-se nas margens do IC19, entre a Agualva e o Cacém. Cedo foi Brainwashed by Amalia, depois raptado e vendido como guitarrista a uma banda psicadélica. Tornou-se gregário, foi meio Mamute, mas acabou sozinho debaixo dum salgueiro a ver os comboios da linha de Sintra passar. Depois partiu um pé, desligou a guitarra, pôs-se a ouvir John Fahey e Tommy Johnson para tocar o blues da Ribeira das Jardas. Após uma longa e excitante viagem iniciática ao Tojal do Moinho e ao Brejo de Azeitão, Peter Wood fixou-se no coração da Pequena Lisboa. No seu exílio em Alvalade - parece-lhe ouvir ao longe, inexplicável mas nitidamente, o rumor brando do IC19 - está a preparar um segundo cd-r que incluirá o novíssimo tema “Férias em Casa”, oferecido em rigoroso exclusivo à comunidade terapêutica de Lisboa!

7 de Outubro | sexta-feira | 19h

Mia Zabelka & Maria do Mar & Maria Radich
& Luis Lopes & Ricardo Freitas (at/pt)

Musgos (pt)

SOMA Nº4
Zaratan
Rua de São Bento, 432 - Lisboa
entrada livre para sócios - quota anual sócio: 3 euros
 
A Associação Terapêutica do Ruído e a Zaratan apresentam “S.O.M.A. - Sound Over Multimedia Art”, um ciclo musical a acontecer mensalmente na Zaratan que celebra a experimentação audiovisual, abraçando uma série de projectos musicais que integram uma componente visual essencial na sua actuação ao vivo, pesquisando assim as sobreposições e as somas entre as frequências das ondas sonoras e os comprimentos das ondas de luz, numa tentativa de tornar audível o visível e/ou visível o audível.

Mia Zabelka é uma artista sonora, improvisadora e compositora clássica austríaca. Vocalista e violinista. Colabora regularmente com artistas de todo o mundo e de todas as áreas, entre os quais Lydia Lunch, John Russel ou o português Carlos Zíngaro.
Em visita a Portugal, Zabelka junta-se à violinista Maria do Mar e convida alguma da nata da improvisação nacional que de forma geral já tem participado noutras sessões terapêuticas de ruído. São eles Maria Radich, vocalista, Luís Lopes, guitarrista e Ricardo Freitas, baixista. Este encontro será ainda acompanhado por vídeos de Gavino Canu, artista visual da Sardenha (Itália) que tem colaborado com Zabelka.

Musgos é um projecto de música instrumental que se funde com imagens vídeo. Os temas compostos criam paisagens auditivas, exprimindo momentos relacionados com a proximidade da natureza e momentos de experiências vividas. Há também um segundo lado em que o vídeo (filmado em super8) tem um papel mais fucral, onde a música segue a imagem em movimento, tornando-se numa banda sonora de improvisação. Musicalmente são ambiências em que o tempo deixa de ser linear e as melodias se tornam dissonantes, originando momentos de verdadeira comunicação através dos instrumentos e das projecções.
 

Sem comentários: