terça-feira, 18 de outubro de 2016

COISAS BUNITAS DE SARA TAVARES




















O tema “Coisas Bunitas” é lançado hoje. Este tema é da autoria de Sara Tavares, e a artista assume também a produção do mesmo. O videoclip do tema foi gravado em Cabo-Verde, terra natal de Sara, que actualmente se encontra em estúdio a gravar o quinto disco de originais com edição prevista para o início do próximo ano.

Nas palavras de alguém que tão bem conhece a personalidade artística e cultural de Sara Tavares - Kalaf, fica aqui o testemunho sobre esta nova fase da vida da artista:

Do silêncio que me acontece e que antecede o nascimento de uma canção, surgiu o COISAS BUNITAS, confessa Sara Tavares. Num sussurro delicioso, a cantautora levanta assim o véu e nos convida a regressar ao seu mundo, a entrar debaixo da pele e encontrar-lhe a pulsação. E cá estamos nós, regressados, só que para descobrir que sempre estivemos aqui, no mesmo lugar em que nos deixou quando nos deu a ouvir o seu “Xinti” (2009). Só nos apercebemos o quão nos fazia falta, quando a sua voz delicada toma conta dos nossos sentidos e o corpo cede ao balanço, sem esforço, como se voltássemos à casa de infância, a um lugar familiar, a uma doce memória feliz para descobrir que tudo se manteve intacto.

COISAS BUNITAS é também o tema que volta a colocar a Mana Sara, (nome como é chamada pelos que lhe têm afecto), na cadeira do produtor, lugar onde se sente confortável, não fosse o seu platinado "Balancé" (2005) ter desbravado o caminho para que as sonoridades vindas de África se tornassem hoje na banda sonora oficial da cidade de Lisboa. E embora tivesse ficado 7 anos longe do estúdio, foi surgindo aqui e ali, partilhando as suas ideias musicais numa variedade de projectos, fosse emprestando a voz em cumplicidades musicais com Buraka Som Sistema, Carlão(ex Da Weasel), Antonio Chainho, Ferro Gaita...etc ou como compositora, colhendo do seu violão, parceiro de longas caminhadas, canções para Ana Moura, Dina Medina, Cuca Roseta, Rita Seidi...E claro, sem esquecer o palco, que é uma extensão de si, tanto diante do público da primeira hora, do “Mi Ma Bô” (1999) como também daqueles que tomaram contacto com a sua música pela primeira vez na peça-musical “Bom Feeling” (2015), para crianças e não só, criada em parceria com o actor/encenador Fernando Nobre e apresentada no Teatro-Estúdio Mário Viegas.

O novo álbum ainda não tem data marcada, mas tal como nos tem vindo a acostumar ao longo desses 22 anos de carreira, a autora de Nha Cretcheu (Meu Amor), deixa claro nas entrelinhas de cada nota tocada pelo teclado mestiço de João Gomes (lisboeta Moçambicano) a ginga do baixo e guitarra de Manecas Costa (lisboeta Guineense)e a batida inconfundível do N'Du(Angolano)neste COISAS BUNITAS, na primeira audição, ao que vem. Espera-nos um brinde a simplicidade e a beleza. E, a voz desta cabo-verdiana lisboeta, tão necessária, vem mais uma vez reforçar que os instantes mais marcantes da natureza estão mais perto do que julgamos, não precisamos correr mundo em busca do impossível para impressionar quem amamos, as COISAS BUNITAS estão ao alcance da mão.

Espera-nos um disco abençoado, piscando olho a uma sonoridade mais urbana da lisboa de hoje, o quinto, e que as suas canções comecem sem começo e terminem sem fim.

Kalaf Epalanga
Lisboa, 2016

Links digitais: https://SaraTavaresCoisasBunitas.lnk.to/mowq8PR
 

Sem comentários: