quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

BLAZE & THE STARS EDITAM DISCO









Os Blaze & The Stars estão prestes a lançar um novo EP e lançam agora um single que serve de aperitivo ao que este EP é capaz de trazer.

Actualmente a banda finaliza a edição de um novo EP, intitulado terribo la terribline. Gravado com Flak no Estúdio do Olival, este EP prossegue o percurso peculiar de interpretação das tradições do blues e do psicadelismo.“Blues For Sister Sally” é o single de apresentação deste EP que vai ser dado a conhecer no dia 7 de Fevereiro nas plataformas digitais, sendo brevemente lançado em versão física em concerto a anunciar.

Trata-se de um EP composto por 4 faixas carregadas de uma força e capacidade de encantamento ancestrais. Tal como nos trabalhos anteriores, os Blaze & The Stars voltam a basear as suas letras em textos e poemas de vários autores – desta vez, Langston Hughes, Henri Michaux e Lenore Kandel. O EP conta ainda com uma versão do tema “Portland Town”, de Derroll Adams". Na composição do EP deparamo-nos com paisagens que tanto têm de perturbadoras como de saciantes. O saxofone de António Manuel Ramos, presente em duas faixas, enaltece-as, dando a sensação de que, a qualquer momento, nos podemos perder em mundos distorcidos e intrigantes. O single, “Blues For Sister Sally” traz com ele o peso da faixa mais corpulenta do EP. Os riffs inquietantes e a forma como se molda ao imaginário de cada um faz com que levitemos por diversos estados mentais e nos vejamos, por vezes, a sobrevoar desertos cobertos de miragens sobre linhas de calor. Há toda uma mistura de estilos e influências neste EP. Há, também, a descoberta de caminhos por desbravar e uma linha psicadélica capaz de nos deixar água na boca.

Blaze & The Stars é um projecto musical nascido em Lisboa e fundado pelo guitarrista e vocalista Fernando Ramalho que, em meados de 2012, gravou o primeiro álbum homónimo, caracterizado por uma sonoridade assente em loops de bateria e linhas de baixo minimais, preenchidos por uma textura noise de riffs de guitarra, que procurava aliar a velha tradição do blues e do rock a um imaginário pós‐industrial, caótico e imprevisível. As canções reutilizavam textos e poemas pré-existentes de autores diversos, ditos, cantados ou sussurrados, como elementos sonoros adicionais, e não tanto reproduzindo o habitual dualismo entre música e letra ou instrumental e voz. O ponto de partida dos Blaze & The Stars mergulha num universo de referências previamente existente como que abrindo espaço a novas dimensões poéticas e musicais, dando-lhes uma nova vitalidade. Juntam a isto a criação de canções complexas e detalhadamente bem compostas.

Para a sua primeira apresentação ao vivo, a 1 de Dezembro de 2012, na Caixa Económica Operária, em Lisboa, na primeira parte dos britânicos The Underground Youth, Gonçalo Zagalo (baixo e programações) e João Zagalo (guitarra) juntaram-se rapidamente ao projecto e passaram a integrar a formação que percorreu a seguir várias outras salas do país.

Depois da edição do single “Briser”/”Along in the Sun and the Rain»”, os Blaze & The Stars gravaram, ao longo do ano de 2013, o seu segundo álbum, Juke Joint, que manteve no essencial a sonoridade do projecto, assente numa base minimalista electrónica e numa textura densa de riffs de guitarra, acrescentando-lhe uma boa dose de organicidade, resultante da experiência de um conjunto relativamente extenso de actuações ao vivo, bem como algumas doses de psicadelismo. Foi também mantida a prática da reutilização de textos e poemas que se conjugassem com a componente musical.

Procurando novas soluções e dinâmicas, a banda passou a integrar, a partir do final de 2014, o baterista Rui Lucena, ao mesmo tempo que incorporava também o sintetizador analógico na sua paleta sonora. Desta nova formação resultou o EP en avant, route !, gravado no Estúdio do Olival, por Flak e Ricardo Frutuoso, e lançado em Setembro de 2015.

Em 2014 contribuíram com a música “Bali’ Hai” do disco Juke Joint para o filme de Gabriel Mascaro, Ventos de Agosto (a partir do min 1.10).

Para quem se questiona se já ouviu antes o nome da banda, trata-se de uma referência à icónica stripper, performer e estrela do burlesco americano Blaze Starr.

Bandcamp:
https://blazeandthestars.bandcamp.com/

Facebook:
https://www.facebook.com/blazeandthestars/?fref=ts
 

Sem comentários: