sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

LULA PENA COM NOVAS DATAS









A uma semana do lançamento de "Archivo Pittoresco", o seu muitíssimo aguardado novo álbum, Lula Pena anuncia uma série de concertos para este trimestre. E o primeiro é já amanhã, em Glasgow, no festival "Celtic Connections".

Entretanto saiu este artigo no "Herald" escocês.

Eis o resumo das datas ao vivo que se avizinham:
21.01 Celtic Connections, Glasgow (UK)
28.01 Teatro das Figuras, Faro (PT)
03.02 Ancienne Belgique Concerts, Brussels (BE)
11.02 Convento de São Cristóvão, Coimbra (PT)
17.02 Festival Cortex, Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra (PT)
19.02 Teatro da Vista Alegre, Ílhavo (PT)
07.03 Studio L’Ermitage, Paris (FR)
11.03 Cafe OTO, London (UK)
12.03 Cafe OTO, London (UK)
13.03 Women in (e)Motion Festival, Radio Bremen, Bremen (DE)
30.03 Quintas de Leitura, Teatro Campo Alegre, Porto (PT)

Relembramos que na semana passada foi estreado o vídeo para o tema "Pes Mou Mia Lexi": Podem vê-lo aqui!


“Archivo Pittoresco” marca o regresso à edição de Lula Pena, cantora, compositora e poeta responsável por um par de pérolas da música popular portuguesa mais livre e exploratória das últimas duas décadas: “Phados” (1998) e “Troubadour” (2010). Discos de culto que lhe granjearam uma fidelíssima legião de admiradores que esgotam os seus concertos continuamente, por Portugal e lá fora. Também esses dois CDs estão há muito indisponíveis, tendo adquirido um estatuto de colecionável, confirmado por sucessivas transações a rondar os 50 euros em sites como eBay ou Discogs.

Com este novo disco regressa também um estilo interpretativo ímpar, à voz e à guitarra, que cruza mares e continentes em busca de matéria-prima como se não existissem fronteiras nenhumas no mundo. “Archivo Pittoresco” inclui poesia brasileira e portuguesa contemporânea musicada por Lula, inclui uma ária em espanhol do século XVII, uma canção mexicana do século XIX, sambas de Ederaldo Gentil, uma canção de Elomar, outra de Violeta Parra ou outra ainda do grego Manos Hatzidakis… Enfim, possui, até, um tema extraído da série televisiva “Twillight Zone”, piscar de olho de Lula àqueles que dizem que cada disco seu parece vindo da quinta dimensão.

Mas ouvindo-se “Archivo Pittoresco” nota-se acima de tudo a naturalidade com que tudo se desenrola, a maneira como as mais variadas melodias fluem de um instante ao outro, de como as curvas e contracurvas rítmicas surgem no momento certo, de como as fontes mais díspares resultam em algo tão integrado, coeso, unificado. O seu editor, Marc Hollander, fundador da Crammed, tem isto a dizer: “A voz de Lula Pena causa assombro e comoção, a sua técnica à guitarra é única. E é quase xamânico o seu jeito de se tornar una com o seu instrumento ao cantar estas longas peças errantes em que madeira, tripa, palavra, corpo, sopro e voz se transformam numa fabulosa fera sobrenatural.” E não há quem não assine por baixo.

Sem comentários: